Dia do Churrasco: Receitas Nestlé ensina a preparar churrasco perfeito em casa!

Foto: Nestlé

Uma das ocasiões mais comuns entre os brasileiros é o churrasco, seja um aniversário, em uma vitória de jogo de futebol ou simplesmente a vontade de comer uma deliciosa carne no final de semana. Sabendo disso, Receitas Nestlé convidou Gentil Mendonça, Chef de Receitas Nestlé para te ensinar a preparar esse evento como um verdadeiro mestre churrasqueiro para celebrar dia 24/04, o Dia do Churrasco! Confira:

1) Quais são os itens necessários para fazer um churrasco em casa?
Os itens mais comuns e indispensáveis são: avental, uma boa churrasqueira, carvão., acendedor, tábua de carne, faca, espetos variados, grelhas, pegadores longos, garfo para carne, bandeja para colocar as carnes prontas, pratos, talheres, copos, guardanapos de papel, sal grosso e carnes e legumes variados.

2) Quais são as peças/ingredientes para fazer um churrasco completo?
Para as carnes, temos as principais escolhas como: picanha, contra filé, maminha, fraldinha, cupim, costela bovina, hambúrgueres artesanais, paleta e carré de cordeiro, costela suína, bisteca suína, linguiça de porco e de frango, linguiça apimentada, coxinha da asa de frango, coxa e sobrecoxa de frango desossadas, peixe (salmão, pintado), legumes para grelhar (abobrinha, berinjela, tomate, cebola, etc.). Fique à vontade para experimentar várias!

Já os demais ingredientes são: sal grosso, ervas e condimentos em geral para serem usados no frango, carne suína e legumes. Para carnes vermelhas, somente o sal grosso basta, mas não impede o uso de demais temperos, sempre respeitando o gosto de cada um. Além de bebidas em geral e muito gelo!

3) Como acender a churrasqueira corretamente?
Para sua segurança, é recomendado utilizar os acendedores que são vendidos em supermercados e casas especializadas em churrasco. Com a prática você pode adaptar o uso.

4) Quais são os acompanhamentos indispensáveis?
Para um churrasco completo, aposte na farofa ou farinha de mandioca, uma boa salada verde, salada de batatas, polenta frita, batata frita, mandioca frita, molhos variados, arroz biro-biro ou branco e feijão tropeiro. Há quem não deixe faltar um pãozinho francês e um pão de queijo, afinal, fica uma delícia!

5) Quais são os principais erros na hora de preparar o churrasco?
As principais falhas que podem atrapalhar a boa performance do churrasco são:

  • Fogo em excesso.
  • Falta de uma “cama” de brasa.
  • Altura da grelha para cada tipo de carne.
  • Tempo de cocção de cada tipo de carne.

6) É possível fazer uma adaptação do churrasco tradicional para o vegetariano/vegano?
Sim, plenamente. Atualmente você encontra linguiças, hambúrgueres e outros produtos que são à base de vegetais e veganos, que podem compor com sucesso o seu churrasco.

O churrasco é uma atividade que requer paciência, desde preparar e temperar as carnes, acender corretamente o fogo e aguardar o ponto certo da carne antes de servir, ou seja, não vai funcionar se você iniciar a preparação do seu churrasco às 11:00 e já querer servir às 12:00! Como já diziam, a prática e a paciência levam à perfeição! Confira mais 5 dicas essenciais para todo churrasqueiro:

1. Quantidade de carne.
Pecar pela falta ou excesso pode ser um problema ao final do seu churrasco, portanto, tenha cuidado na hora de calcular a quantidade de carne necessária! Em média, cada convidado irá consumir entre 300g a 500g de carne.

2. Temperando a carne.
Tempero ou sal grosso, eis a questão! Algumas receitas pedem o uso de temperos como nossa Picanha na Grelha , eles são capazes de dar um sabor especial a carne ressaltando o que tem de melhor na peça, contudo, se você for dos mais tradicionais pode optar por salpicá-lo com sal grosso cerca de cinco minutos antes de levar a carne a brasa, só não esqueça de remover o excesso de sal!

3. Carvão ou Lenha.
Para alguns pode parecer antiquado o uso de lenha, no entanto, em algumas carnes de preparo mais longo o uso da madeira pode garantir maior suculência, além disso, os odores desprendidos pela tora ao natural podem conferir um aroma especial ao seu assado.

4. Acompanhamentos.
Sempre é bom servir à mesa outros elementos com as carnes! Além do clássico arroz e salada de batatas é interessante servir frutas, pães e farofas para os convidados degustarem, um queridinho da ocasião é o Pão de Alho!

5. Cuidado! Acenda sua churrasqueira com atenção!
Essa é uma dica importante que pode evitar grandes acidentes! Não utilize álcool para acender sua churrasqueira, a recomendação dos experientes na grelha é fazer um ninho com papel toalha e embebê-lo de óleo de cozinha, só após abrigá-lo entre os carvões e toras será a hora de acender sua churrasqueira!

Você pode gostar...