Os acompanhamentos ideais para cada tipo de fondue

Foto_015-2014 (Fondue)

A sequência de fondue já virou a queridinha da estação mais fria do ano. Queijo, carne e chocolate compõem essa delícia que combina com diversas ocasiões. Originário da Suíça, o fondue veio para oferecer ainda mais requinte às mesas brasileiras e aquecer os paladares exigentes. O prato ganha destaque principalmente porque pode tanto ser preparado em casa, como ser degustado em um restaurante aconchegante.

Os acompanhamentos também dizem muito sobre o sucesso do fondue. De acordo com o proprietário do Figueira Restaurante, Caio Fontenelle, é possível ousar na escolha, porém sempre com cautela para que eles harmonizem com o ingrediente principal (queijo, carne ou chocolate).

No cardápio de Inverno do Figueira Restaurante, o fondue ganhou atenção especial. Depois do sucesso no ano passado, Fontenelle resolveu apostar em novos ingredientes. “Para dar ainda mais sabor a esse tradicional prato de Inverno elaboramos uma lista com os mais diversos acompanhamentos. Os destaques são o bacon super picado, que acompanha o fondue de queijo, e a farofa doce crocante, que dá um toque especial no de chocolate”. Para preparar um fondue completo em casa, sem errar na escolha dos acompanhamentos confira as dicas de Fontenelle:

Fondue de queijo:
A dica é apostar no pão ciabatta, no brócolis, na cenoura e nas batatas noisette e sauté. Para dar um toque especial sirva o fondue com bacon picado e crocante. Pegue a batata, mergulhe no queijo e depois passe no bacon. Fica uma delícia!

Fondue de carne:
A escolha da carne é muito importante. Para um fondue são indicados filezinhos de mignon, peito de frango, picanha suína e linguiça calabresa. Os acompanhamentos ideais são os molhos barbecue, mostarda, golf, alho e óleo, chimichurri, tártaro, além de chutney de cebola, geleia de pimenta e farofa de manteiga.

Fondue de chocolate:
Assim como num jantar a sobremesa fica para o fim, o fondue de chocolate também é o responsável por fechar com chave de ouro a sequência. Por isso, além das frutas tradicionais uva e morango, aposte nas cítricas como o abacaxi, a tangerina e o kiwi. Para os que gostam bastante de doce a dica é servir marshmallows e wafer como acompanhamento. Uma farofa doce crocante, semelhante à farofa de cuca também dá um toque especial. Assim como no fondue de queijo, a dica é mergulhar a fruta no chocolate e depois passar na farofa doce.

Figueira Restaurante
www.figueirarestaurante.com.br
Rua Mariana Bronnemann, 527, Bairro da Velha – Blumenau (SC)

Você pode gostar...