Pizza e vinho é o match perfeito em 10 de julho

Pizza e vinho é o match perfeito em 10 de julho
Foto: Pixabay

Veja dicas da sommelière da Wine para ter uma experiência enogastronômica inesquecível no Dia da Pizza

Domingo 10 de julho é o Dia da Pizza, data que tem um grande apelo gastronômico e é celebrada no mundo todo. Só no Brasil são consumidas diariamente 1 milhão de pizzas, sendo 572 mil apenas na cidade de São Paulo. A proposta da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, para que este domingo seja especial é que o match da pizza seja com vinho.

Apesar de ter sido batizada, aprimorada, popularizada e patenteada na Itália, a dupla composta de massa e molho surgiu antes mesmo dessa região entrar para a história. Tudo começou no Egito antigo, 3000 a.C, com uma massa à base de farinha e água, que aos poucos foi ganhando condimentos, recheios e o formato redondo conhecido até hoje. A partir daí a pizza ganhou o mundo e, em cada país, um toque especial.

A tradição italiana costuma ser combinada no Brasil com cerveja, mas o match entre pizza e vinho é algo que não dá para passar a vida sem provar. Por isso, Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, preparou algumas dicas de harmonização que proporcionam experiências enogastronômicas inesquecíveis.

“Nosso jeito de fazer e comer pizza é diferenciado. Na receita italiana, o tomate – ou a ausência dele – dita as regras da escolha da bebida. No Brasil, o molho é só uma base para umedecer a massa e manter a suculência, o protagonismo do sabor fica mesmo com o recheio”, comenta Marina. Com isso, quando o assunto é harmonização, não existem regras absolutas, entretanto, existem caminhos básicos que podem ser usados como guia para chegar em resultados harmoniosos: por semelhança e por contraste.

Na harmonização por semelhança, segundo a especialista, a ideia é reunir pratos e vinhos com características semelhantes que, no paladar, se unem com equilíbrio. Na harmonização por contraste, o foco é combinar características opostas, contrastantes que se complementam na hora da degustação. Em outras palavras, para praticar esses conceitos, a dica é considerar os ingredientes ou características que predominam na pizza.

Veja a seguir as dicas da sommelière da Wine para alguns dos sabores mais consumidos no país:

Pizza 4 queijos – Nesse caso, o elemento principal é o queijo, combinado em diferentes tipos, o que nos traz bastante gordura, sabores e aromas intensos. Com essas informações, podemos considerar um vinho com boa acidez, que contrastará com a gordura. Com toques frutados, suavizando a intensidade de sabor dos queijos, a sugestão é apostar no Cantina Reale I.G.T. Veneto Chardonnay 2019 para uma explosão de sabores!

Pizza de Frango com Catupiry – Esta combinação de sabores pede um vinho ácido por conta da gordura do catupiry e com um pouco mais de estrutura por conta da proteína branca do frango. Então, uma ótima harmonização ocorre com vinhos rosés como o Quinta Las Cabras Rosé 2021, um blend de boa intensidade elaborado com Cabernet Franc, Syrah, Pinot Grigio, Malbec e Pinot Noir.

Pizza de calabresa – Por ser composta por um embutido de sabor pronunciado, bem salgado e, por vezes, picante, a dica é um vinho mais encorpado e tânico para harmonizar. A Cabernet Sauvignon é uma das uvas versáteis e equilibradas que caem bem aqui, como no Nugan Estate Third Generation Cabernet Sauvignon 2019. Além de ter estrutura para acompanhar a calabresa, esse exemplar é meio seco, e seu açúcar residual contrasta perfeitamente com a picância da pizza.

Pizzas doces – Se for uma pizza de chocolate, uma boa proposta é buscar vinhos com certa doçura e nuances de cacau no paladar, como é o caso do Apothic Cabernet Sauvignon 2019, um californiano único. Se a pizza for de banana com canela, o legal será harmonizar com o belo Espumante Dadá Nº 7 White Sweet, que possui açúcar residual para combinar e boa acidez para limpar o paladar, uma harmonização que engloba os contextos de semelhança e contraste.

Qual sua combinação preferida? É só providenciar sua pizza e preparar a taça! Para fechar a semana com chave de ouro, solte o som com sua playlist mais descontraída e saúde!

Você pode gostar...