Vinho Rosé: a escolha perfeita para acompanhar a ceia e o almoço de Natal

Vinho Rosé: a escolha perfeita para acompanhar a ceia e o almoço de Natal
Foto: Shutterstock

Bacalhau, leitão, peru, tender, salpicão, saladas e churrasco se encaixam perfeitamente com a versatilidade apresentada por rótulos de vinho Rosé

Chegou o Natal e essa data tem um sentido para cada um, mas, independente do contexto, a ceia e o almoço natalino vêm sempre cheia de questões: quem vai levar o quê? Onde vai ser? Com uva passa ou sem uva passa? E tem uma outra questão que não pode ficar de fora: qual vinho levar? Antes de qualquer coisa, é preciso entender que as comidas natalinas são bem diversas. Elas vão do bacalhau, passam por carne de porco, peru, tender, salpicão, saladas diversas, opções vegetarianas e chegam até o churrasco.

Para acompanhar tamanha variedade, a dica é apostar na versatilidade e a Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação, por meio da sua sommelière Thamirys Schneider, entende que a melhor opção para harmonizar com todos esses pratos é escolher um bom vinho Rosé, que tem estrutura para acompanhar esta diversidade culinária e também agracia com sua elegância, expressividade aromática e muito frescor, pois o Natal é no início do verão, e em muitos lugares do Brasil, já está bem quente.

Para começar, a sugestão é o Esteban Martín D.O.P. Cariñena Garnacha Rosado 2020, elaborado pela Bodegas Esteban Martín, eleita em 2020 a vinícola espanhola mais sustentável pela Lux Life Food & Drink Awards e premiada pela Academia Aragonesa de Gastronomia como Melhor Vinícola de Aragão 2020. É um vinho elegante e delicado proveniente de vinha entre 20 e 65 anos, ou seja, uvas mais concentradas que geram vinhos mais expressivos. Um Rosé que encanta com seus aromas de frutas vermelhas e flores. Refrescante, redondo e bem estruturado, seguindo também as práticas veganas.

https://www.wine.com.br/vinhos/esteban-martin-d-o-p-carinena-garnacha-rosado-2020/prod26355.html

Outra opção fantástica é o Baron Philippe de Rothschild Mas Andes Rosé 2021. O exigente padrão de qualidade da Baron Philippe de Rothschild é percebido nesse Rosé, um exemplar elegante e suculento. Um vinho de alta qualidade, elaborado com uvas cuidadosamente selecionadas, que proporcionam maior complexidade em aromas e sabores. Um blend impecável das uvas Grenache, Cabernet Sauvignon e Carignan. Excelente para acompanhar momentos leves e descontraídos. Vinho elaborado seguindo as práticas veganas.

https://www.wine.com.br/vinhos/baron-philippe-de-rothschild-mas-andes-rose-2021/prod26851.html

Você sabia que a uva Tannat também resulta em vinhos Rosés incríveis? Pois bem, o exemplar Pueblo del Sol Tannat Rosé 2021 é uma excelente opção. Um Rosé uruguaio elaborado com a emblemática casta do país, a Tannat. As uvas são colhidas manualmente e com pré-seleção dos cachos ainda no vinhedo para garantir frutos mais saudáveis. Um vinho com bom corpo, frutado e refrescante que revela as características da potente Tannat em um Rosé.

https://www.wine.com.br/vinhos/pueblo-del-sol-tannat-rose-2021/prod27208.html

Se você não abre mão de um Malbec, por que não um Rosé? O Partridge Flying Malbec Rosé 2021 traz a estrutura e as características frutadas e florais da uva Malbec com um estilo fácil de beber, com bom volume na boca, expressivo e bastante refrescante. Ótimo para a diversidade da ceia natalina, principalmente se a sua escolha for o churrasco. Lembre-se de tomar ele bem refrescado, em torno de 8ºC, para ter uma experiência ainda mais incrível.

https://www.wine.com.br/vinhos/partridge-flying-malbec-rose-2021/prod27259.html

Não só de pratos salgados vive a ceia e o almoço de Natal, temos também as sobremesas, e dá sim para fazer uma harmonização com elas. O exemplar Villa do Mar Rosé Atlântico vai bem como aperitivo, acompanhando pratos mais apimentados e mais doces. É um saboroso blend das uvas Aragonez, Touriga Nacional e Trincadeira provenientes de vinhas plantadas à beira mar ao longo da costa portuguesa, uma seleção cuidadosa de uvas das melhores vinhas e terroirs para gerar um rótulo autêntico e prazeroso. Um vinho alegre, aromático, refrescante, com acidez vibrante em perfeito equilíbrio com a doçura natural das uvas.

https://www.wine.com.br/vinhos/villa-do-mar-rose-atlantico/prod27031.html

Você pode gostar...