Programa de Educação Nutricional da Ajinomoto do Brasil fornece dicas de alimentação para o pré e o pós treino

Programa de Educação Nutricional da Ajinomoto do Brasil fornece dicas de alimentação para o pré e o pós treino
Foto: Ajinomoto do Brasil

O “Kachimeshi®- Alimentação para Vencer” oferece suporte nutricional aos atletas, visando o consumo de refeições equilibrados de forma prática e acessível

Manter a alimentação equilibrada é fundamental para diversos aspectos da vida, inclusive para quem pratica atividades físicas e/ou alguma modalidade do esporte. Assim, ter disciplina em relação às refeições antes e depois do treino, pode auxiliar o corpo a alcançar o desempenho desejado. Preocupada com esse processo importante para a população e atletas de alta performance, a Ajinomoto do Brasil, tem se empenhado em oferecer educação nutricional por meio do programa “Kachimeshi® – Alimentação para Vencer”.

Criado para incentivar uma alimentação balanceada e saborosa, o programa “Kachimeshi® – Alimentação para Vencer”, disponível no portal Sabores Ajinomoto, atua como suporte nutricional aos atletas, ensinando sobre os alimentos, a importância de cada grupo alimentar e como combiná-los para a montagem de pratos balanceados de forma prática, acessível e respeitando os hábitos alimentares de cada pessoa. De acordo com a Marilia Zagato, o programa pode ajudar no desempenho dos treinos e competições, quando o assunto é refeição para antes e após os exercícios físicos.

“Nossa missão é contribuir para a alimentação e o bem-estar em todo o mundo. Refeições balanceadas são a base de uma nutrição adequada. Desta forma, o programa “Kachimeshi® – Alimentação para Vencer” pode auxiliar na elaboração de pratos que ajudem no desempenho de quem pratica atividade física, e na plataforma, deixamos as informações disponíveis para que seja possível entender como combinar cada grupo alimentar na refeição. Para se ter um bom desempenho, além da alimentação, é importante lembrar que o treino e o descanso também são importantes, ou seja, é fundamental manter o equilíbrio entre esses três pilares: treino, descanso e nutrição”, orienta.

Segundo a Marilia Zagato, a hidratação do corpo é essencial para melhorar as funções nos treinos. Ela ainda compartilha algumas sugestões do que ingerir antes e após as atividades físicas:

Antes de treinar

Se a última refeição for realizada de 3 a 4 horas antes do treino, prefira uma refeição completa, com alimento fonte de carboidrato e proteínas, vitaminas, minerais e fibras. Pode ser um prato de comida equilibrada ou um lanche completo.
Se a refeição for realizada dentro de 1h antes do exercício, dê preferência a alimentos fonte de energia (carboidrato), como uma fruta, um pão ou uma fatia de bolo, por exemplo.
Evite o consumo de carboidratos integrais e alimentos com muitas fibras ou gordura, facilitando dessa forma a digestão e evitando o desconforto gástrico durante o exercício.

Após o treino

É importante repor o organismo com nutrientes para sua recuperação. Uma refeição completa e equilibrada é uma ótima opção nesse momento.
Caso não seja possível realizar essa refeição completa, prefira alimentos fonte de energia e proteínas para garantir a recuperação muscular.
Busque se alimentar após o treino, o quanto antes, para uma boa recuperação muscular, mas lembre-se que é necessário ter uma alimentação bem distribuída ao longo do dia.

Com base no conhecimento em alimentação e aminoácidos, e no conceito do “Kachimeshi® – Alimentação para Vencer”, a equipe de Marketing-Nutrição da Ajinomoto do Brasil preparou nove receitas para quem quer se alimentar bem em uma rotina de exercícios físicos:

Para o pré-treino imediato (1h antes de treinar) –

Você pode gostar...