Reaproveitamento e armazenamento correto dos alimentos podem evitar o desperdício
Uma das práticas que mais colaboram para o desperdício dos alimentos é a falta de planejamento no momento da compra. Contudo, alguns outros fatores também podem contribuir para a perda desnecessária de comida, como o armazenamento incorreto e a falta de conhecimento sobre o reaproveitamento de alguns ingredientes.
De acordo com Lisiane Miura, chef e nutricionista do Comitê Umami – organização responsável em divulgar o gosto umami no Brasil, é possível aproveitar partes de vegetais em diversas receitas. “Vegetais como espinafre, cenoura e brócolis – alimentos que conferem o gosto umami, quinto gosto básico do paladar humano – podem ser aproveitados ao máximo, se utilizarmos também seus talos e ramas, por exemplo”, explica Lisiane.
Quanto ao armazenamento correto dos alimentos, a nutricionista explica que para cada tipo existe uma indicação, podendo assim contribuir na conservação e durabilidade para o consumo.
“Congelar legumes, carnes e pão são ótimas opções para manter a durabilidade dos alimentos. A higienização das frutas, legumes e verduras devem ser feitas somente no momento do consumo. Para o caso de armazenamento na geladeira, os vegetais devem permanecer na gaveta inferior, acondicionados em sacos fechados para evitar o contato com a umidade, o que pode acelerar o apodrecimento”, conta a chef.
A especialista separou algumas dicas práticas que podem auxiliar o processo, confira:
Guarde os ovos em um recipiente e evite colocá-los na porta da geladeira, pois é um local em que a temperatura oscila muito e interfere no tempo de vencimento do alimento;
Coloque os grãos e farináceos em potes secos e fechados, evitando o contato com a umidade do ambiente. O armazenamento deve ser feito em local fresco, protegidos do calor e da luz. E lembre-se de sempre anotar os prazos de validade de cada item;
Congele alimentos em sacos plásticos próprios, assim como recipientes com tampas apropriadas para o congelamento;
Para as caixas e latas, ao serem guardadas no armário ou despensa, o ideal é colocar à frente os produtos que vencem primeiro e, para trás, os que vencem depois;
Faça um bom planejamento de compras para evitar o desperdício em casa. Elaborar um cardápio semanal, comprar apenas o necessário e planejar o que deve ser consumido ao longo da semana, conforme o tempo de validade de cada alimento, são algumas dicas que podem evitar o desperdício e, ainda, colaborar na economia do orçamento.