5 dicas para gastar menos com o gás de botijão

Para enfrentar o aumento do valor do botijão, é importante fazer uso inteligente do gás na cozinha, e com cuidados simples na hora de preparar as refeições é possível diminuir o gasto da família com a compra do botijão. E já que gás de cozinha é a especialidade do Chama, confira algumas dicas para praticar essa economia:  1.Organize e otimize os preparos  Antes de colocar a mão na massa e ligar o fogão, tenha os ingredientes lavados, picados e separados para aquela refeição. Esta organização é um método de poupar tempo e gás de cozinha, já que ao combinar as tarefas você pode estar deixando o fogo ligado por mais tempo sem necessidade.  2. Use a panela (e tampa) correta  Na hora de fazer receitas no fogão, a panela que você escolhe também pode fazer a diferença, Tanto o material ou formato são especificidades que te ajudam ou dificultam o preparo. Se você utilizar uma panela maior do que o essencial, sem que o alimento preencha todo o fundo, parte do calor é desperdiçado e acaba-se gastando gás à toa. Lembre-se que o mesmo vale para as tampas: se ela tem o tamanho correto do recipiente que vai ao fogo o calor não se dispersa, agilizando o cozimento.  3. Limpeza do fogão faz diferença  Sabia que sujeira nas bocas do fogão e forno podem influenciar no consumo do gás? Chamas de tonalidade alaranjada ou amarelada podem ser resultado de algum entupimento, impossibilitando na hora de economizar ou até um vazamento que pode desperdiçar gás.  4. Ventilação natural não é uma aliada  Caso seu fogão esteja instalado onde há uma corrente de vento no ambiente, procure mantê-lo fechado quando for cozinhar. Isso poderá tornar o gás mais durável, uma vez que as passagens de ar retardam o processo pois afetam a potência das chamas do fogão ao esquentar as panela, exigindo que o fogo permaneça ligado por mais tempo.  5. Utilize o vapor  Enquanto se está fazendo algum alimento, é possível utilizar o vapor que está saindo da panela para cozinhar legumes, por exemplo. Tudo o que precisa é uma escorredora metálica. Cortar a comida em pedaços menores também ajuda, pois ficará pronto mais rápido.
Foto: Pixabay

Para enfrentar o aumento do valor do botijão, é importante fazer uso inteligente do gás na cozinha, e com cuidados simples na hora de preparar as refeições é possível
diminuir o gasto da família com a compra do botijão. E já que gás de cozinha é a especialidade do Chama, confira algumas dicas para praticar essa economia:

  1. Organize e otimize os preparos

Antes de colocar a mão na massa e ligar o fogão, tenha os ingredientes lavados, picados e separados para aquela refeição. Esta organização é um método de poupar tempo e gás de cozinha, já que ao combinar as tarefas você pode estar deixando o fogo ligado por mais tempo sem necessidade.

  1. Use a panela (e tampa) correta

Na hora de fazer receitas no fogão, a panela que você escolhe também pode fazer a diferença, Tanto o material ou formato são especificidades que te ajudam ou dificultam o preparo. Se você utilizar uma panela maior do que o essencial, sem que o alimento preencha todo o fundo, parte do calor é desperdiçado e acaba-se gastando gás à toa. Lembre-se que o mesmo vale para as tampas: se ela tem o tamanho correto do recipiente que vai ao fogo o calor não se dispersa, agilizando o
cozimento.

  1. Limpeza do fogão faz diferença

Sabia que sujeira nas bocas do fogão e forno podem influenciar no consumo do gás? Chamas de tonalidade alaranjada ou amarelada podem ser resultado de algum entupimento, impossibilitando na hora de economizar ou até um vazamento que pode desperdiçar gás.

  1. Ventilação natural não é uma aliada

Caso seu fogão esteja instalado onde há uma corrente de vento no ambiente, procure mantê-lo fechado quando for cozinhar. Isso poderá tornar o gás mais durável, uma vez que as passagens de ar retardam o processo pois afetam a potência das chamas do fogão ao esquentar as panela, exigindo que o fogo permaneça ligado por mais tempo.

  1. Utilize o vapor

Enquanto se está fazendo algum alimento, é possível utilizar o vapor que está saindo da panela para cozinhar legumes, por exemplo. Tudo o que precisa é uma escorredora metálica. Cortar a comida em pedaços menores também ajuda, pois ficará pronto mais rápido.

Você pode gostar...