Shot matinal: para quem está de olho na saúde mesmo no Carnaval

Shot matinal: para quem está de olho na saúde mesmo no Carnaval
Foto: Sea Wave

Vinagre de maçã, gengibre, cúrcuma e outros ingredientes compõem a bebida dos foliões que se preocupam com o bem-estar antes, durante e depois da festa

Quem brinca o carnaval perpetua uma tradição que aportou com os portugueses no Brasil do século 17. Nos dias atuais, a preocupação com a saúde antes, durante e depois da folia, tem feito aumentar o consumo do shot matinal, que tem o vinagre de maçã entre os ingredientes principais. A depender das substâncias que entram na composição, a bebida contribui para dar mais energia e desintoxicar o organismo, após os excessos da festa.

Os shots matinais costumam concentrar compostos fitoquímicos e bioativos combinados com especiarias, frutas cítricas e outros ingredientes diluídos em pouca quantidade de água, ou água de coco, para preservar a alta concentração. Estudos científicos, incluindo uma publicação sobre o potencial farmacológico do gengibre no conceituado Scientific Reports, da Nature, procuram demonstrar propriedades benéficas à saúde dos muitos ingredientes do shot matinal. São citados efeitos desintoxicantes, anti-inflamatórios, energizantes e mesmo fortalecimento do organismo contra doenças oportunistas.

O vinagre de maçã orgânico, ingrediente cada vez mais presente na culinária brasileira, ganha ainda mais protagonismo no shot matinal.

Rodrigo Margoni, especialista em vinagres e sócio-proprietário da Almaromi Viccino, pioneira na fabricação natural de vinagre de maçã no Brasil, destaca a importância da qualidade do ingrediente no shot matinal. “Nosso produto, o Vinagre de Maçã Almaromi Orgânico, é 100% natural e não passa por processos de microfiltragem ou pasteurização, o que o torna mais saudável”, explica.

Além de ser uma diferença que se sente no paladar, o produto se alinha à busca por uma alimentação saudável. “Da mesma forma que o consumidor, a Almaromi Viccino coloca a qualidade de vida em primeiro plano. É algo que procuramos demonstrar nos processos de produção e na prática empresarial”, afirma Margoni.

Com ou sem folia:

  • Os shots matinais podem ser consumidos em jejum, pela manhã, ou entre alguma refeição do dia.
  • Consumir a bebida no dia a dia contribui para incorporá-la aos novos hábitos.
  • O shot ajuda a emagrecer? Quando combinado com uma alimentação saudável e balanceada, pode ser um auxiliar na perda de peso.
  • Morno ou gelado? A temperatura para consumo do shot não altera os benefícios proporcionados pela bebida.
  • Como qualquer bebida ou alimento, o shot matinal não é indicado a pessoas que tenham alergia ou intolerância a algum componente da mistura.
  • É sempre recomendável consultar um especialista para combinar as necessidades com as melhores estratégias nutricionais.

Você pode gostar...