Tirolez ensina harmonização de queijos e vinhos para iniciantes

Tirolez ensina harmonização de queijos e vinhos para iniciantes
Foto: Pixabay

No inverno, nada como uma tábua de queijos e um vinho para acompanhar uma noite mais fria. Mas, para isso, é importante saber escolher os sabores presentes na sua mesa para obter uma deliciosa combinação. Saiba mais sobre harmonizações e queijos com a Tirolez, maior indústria 100% brasileira da iguaria e especialista na arte de produzi-la.

O que é harmonização?

A harmonização é quando dois alimentos ou um alimento e uma bebida, como o queijo e o vinho, realmente combinam, sem que um anule o sabor do outro.

Há basicamente dois tipos de harmonização: por similaridade, quando dois sabores com características parecidas se combinam; e por contraste, quando dois sabores muito diferentes acabam criando um casamento perfeito, isto é, um terceiro sabor, original e muito agradável ao paladar.

Queijos vão bem com vinhos tintos ou vinhos brancos?

Em geral, as pessoas preferem vinhos tintos a brancos para combinar com queijos. No entanto, os brancos são muito mais fáceis de harmonizar com a iguaria. Isso porque possuem teores reduzidos ou inexistentes de taninos, polifenóis presentes na casca das uvas. Enquanto os vinhos tintos são fermentados com suas cascas e sementes.

Sabe aquela sensação de adstringência ou até de grãos de areia em sua língua quando você degusta um vinho tinto muito jovem? Ela é causada por esses taninos. Esse polifenol, conforme o vinho vai envelhecendo, torna os sabores da bebida mais ricos e complexos e, com o tempo, vai se tornando mais “macio”. Exemplos de uvas que costumam conferir muitos taninos ao vinho são Cabernet Sauvignon, Shiraz e Tannat. Já vinhos tintos produzidos com as uvas Pinot Noir ou Gamay são menos tânicos.

Em geral, vinhos tintos mais tânicos combinam bem com queijos mais gordurosos. Já vinhos leves e menos tânicos combinam bem com queijos médios em gorduras.

Conheça algumas harmonizações com Queijos Especiais Tirolez.

Queijo Azul

Este queijo de origem italiana tem um sabor picante e intenso graças à presença do fungo Penicilium roqueforti, que o deixa com veios azulados. Uma combinação clássica para o Queijo Azul Tirolez é o Vinho do Porto, produzido em Portugal.

O Porto é um vinho fortificado com aguardente vínica em determinada etapa da produção, o que o deixa com bastante doçura (alto índice de açúcar) e bem alcoólico. A harmonização entre o sabor picante do Queijo Azul e a doçura do Porto é a chamada “harmonização por contraste”, que cria uma explosão de sabores na boca.

Outras possíveis harmonizações para esse queijo são vinhos tintos bem encorpados ou tintos meio secos, com uma leve doçura.

Queijo Provolone

Este queijo, produzido pela Tirolez com características bem artesanais, é amarrado à mão e defumado em cascas de pinho, como na tradição italiana. O sabor combina muito bem com vinhos tânicos e com muita fruta, como os produzidos com as uvas Shiraz e Tempranillo. Alguns Tempranillos produzidos na Espanha também têm notas defumadas, o que resulta em uma harmonização por similaridade perfeita para o Queijo Provolone Tirolez.

Queijo Suíço

O Queijo Suíço, conhecido como um queijo de olhadura (pequenos furos em sua composição), foi produzido originalmente nos Alpes, justamente entre a Suíça e a França. Por isso sua origem é disputada entre os dois países.

As melhores harmonizações costumam ser com vinhos produzidos com as duas uvas típicas da Borgonha, uma das mais nobres regiões vinícolas da França: Pinot Noir, que resulta em vinhos tintos leves e elegantes, e Chardonay, que no processo de vinificação da região envelhece em barris de carvalho, resultando em vinhos brancos bem complexos, com notas de baunilha e uma textura amanteigada.

Queijo Emmental

Também conhecido como um queijo de olhadura com um sabor suave e ligeiramente adocicado, o Queijo Emmental Tirolez costuma ir muito bem com vinhos brancos produzidos com a uva Reisling, típica da Alemanha, país irmão da Suíça, onde nasceu o Emmental. Os vinhos brancos com a casca Reisling têm notas bem frutadas e, ainda que sejam secos, sempre possuem alguma doçura. Casam muito bem, pela similaridade, com o Emmental.

Queijo Parmesão

Originário da Itália, o Queijo Parmesão Tirolez possui consistência dura, sabor picante e textura granular. No Brasil, pensa-se sempre no parmesão ralado sobre um bom prato de massas ou em um risoto. Um tinto leve como os italianos produzidos na região de Chianti harmonizam perfeitamente com o parmesão, pois deixam o sabor delicioso do queijo sobressair. Outra sugestão são vinhos brancos meio secos, com uma leve doçura, outro caso de harmonização por contraste.

Queijo Reino

Queijo característico de casca vermelha e textura firme, o Queijo Reino Tirolez é tradicionalmente embalado em latas redondas ou cilíndricas de aço, para preservar seu sabor acentuado e levemente picante. Combina por semelhança com vinhos também picantes, como por exemplo, os tintos chilenos produzidos com a uva Carménère, que era considerada extinta e foi redescoberta no país sul-americano; e os tintos produzidos com a uva Tannat, tanto no Uruguai quanto na região da Campanha Gaúcha, no Rio Grande do Sul, justamente na fronteira com o Uruguai.

Você pode gostar...