Três dicas para uma ceia de Natal farta e econômica

Três dicas para uma ceia de Natal farta e econômica
Foto: Pixabay

Chef Léo Oliveira reúne dicas para uma ceia de Natal farta e econômica

A época mais esperada está chegando! A magia do Natal inspira a população brasileira a preparar uma ceia bem gostosa para reunir os familiares e entes queridos, normalmente em uma mesa personalizada e cheia de detalhes natalinos. Pensando nesse momento tão aguardado, a Chef Léo Oliveira reuniu três dicas de pratos fáceis e gostosos para compor a mesa com bom gosto e, o mais importante, sem comprometer o orçamento.

1) Planejamento – Para quantas pessoas será a ceia?

“Saber quantas pessoas estarão presentes é fundamental. Não deixe para comprar nada na última hora, principalmente as carnes. Se antecipe para conseguir pegar as promoções dos supermercados”, frisa a Chef.

2) Organização — Como fazer um cardápio funcional

Para o cardápio da ceia estar completo, pode-se optar por uma entrada, prato principal, acompanhamentos e sobremesa. Caso vá receber poucas pessoas, reduzir a quantidade dos produtos é fundamental para não haver desperdício. “Frango com farofa é um prato fácil para ser servido como principal e que alimenta até cinco pessoas”, comenta Léo. Já para reuniões maiores, uma opção é o Tender, a carne que já vem temperada e pronta para servir. Pode ser cortado em lascas grossas para ser servido com frutas como manga, kiwi e abacaxi. Para compor esse prato, é recomendado servir com molhos levemente adocicados.

3) Substituição — Ouse e abuse da criatividade para servir

Para a Chef, substituição é uma das palavras-chave para um jantar bem servido. Para quem gosta de olhar a mesa cheia, é ideal apostar em frutas, verduras e legumes para criar a sensação de fartura. Com as carnes, não é diferente! A de porco pode ser substituída pelo chester ou frango e até mesmo o bacalhau, conhecido por ser tradição na mesa de muitas famílias, pode ser substituído por peixe fresco. “Para os amantes do bacalhau, o ideal é comprar apenas o

suficiente para desfiar e fazer uma salada”, comenta. Para quem é do time das frutas secas, escolha variar entre dois ou três tipos. Já para os fãs de bolos e pudins, podem ser trocados por frutas tropicais da época.

Para finalizar, a Chef completa que, como um doce é sempre bem-vindo na composição de uma ceia natalina, o manjar de coco é uma sobremesa gostosa e que deixa a mesa ainda mais bonita.

Você pode gostar...