Três vinhos para harmonizar com pratos quentes e dias frios 

Três vinhos para harmonizar com pratos quentes e dias frios 
Foto: Wine To You (W2U)

Aprenda a tornar a combinação de vinhos no inverno ainda mais prazerosa

Os dias frios pedem uma escolha especial quando se trata de comidas e bebidas. Procurar conforto na gastronomia para ter um momento prazeroso e aconchegante, se torna algo comum no dia a dia. Seja em casa, ao preparar um jantar, ou em um restaurante, faz diferença saber escolher as combinações certas para tornar a experiência mais agradável.

Uma escolha ideal é o bom e velho vinho tinto. Este tipo de bebida harmoniza perfeitamente com baixas temperaturas e comidas quentes, como fondue, caldos, carnes e massas.

Confira, abaixo, três opções de vinhos que a Wine to You, importadora de vinhos que tem o objetivo de atender todos os tipos de públicos e que trabalha com rótulos únicos, separou para os amantes da bebida.

  1. Sangiovese

Uma taça de Sangiovese pode ser apreciada com diversos pratos de massas, preferencialmente ao molho vermelho, carnes e com queijos maduros. No paladar, o vinho traz um frescor caraterístico que é complementado por seu aroma frutado, de cereja e frutas vermelhas.

Um bom representante desse tipo de vinho é o Rosso Toscano Igt Il Mio Galgo. Produzido na região da Toscana (Itália), esse vinho é uma mistura perfeita de uvas Sangiovese (70%), Canaiolo (15%) e Colorino (15%). De visual vermelho rubi, tem aroma de frutas e flores vermelhas, paladar elegante com taninos suaves e harmoniza bem com carnes vermelhas e queijos maduros.

  1. Tempranillo

Este tipo de uva harmoniza com pratos que sejam preparados com carnes vermelhas, como os ensopados, ou algum tipo de carne assada. Isto porque, no paladar, é uma bebida mais elegante, que possui uma boa persistência na boca de seu sabor agradável.

Uma opção é o vinho La Treille de Candale. Produzido na França pela Domaine Du Père Guillot, esse tinto tem visual rubi profundo, paladar frutado, elegante e meio corpo, com final agradável e de boa persistência. Harmoniza com carne vermelha, assados e aves.

3.Malbec

Na boca os taninos suaves aparecem e o vinho deixa um sabor doce ao final de sua degustação, ficando evidente as notas leves e discretas de baunilha. Pratos com carne e queijo harmonizam super bem com o vinho, ou seja, o Malbec é ideal para fazer um fondue salgado.

O Tarani Cahors é uma alternativa para provar um Malbec diferente dos normalmente encontrados no Brasil, que são de origem argentina. Produzido no sudoeste da França, o Tarani é a versão original da cepa Malbec, francesa. É um vinho frutado, no qual o terroir fala mais alto. Com visual vermelho intenso com tons de roxo, na boca é carnudo, com taninos suaves e final doce, sedutor e frutado. Harmoniza bem com carnes grelhadas e queijos.

Você pode gostar...