5 dicas de chef para um preparo profissional em casa

5 dicas de chef para um preparo profissional em casa
Foto: Tramontina

Originária da Itália, a pizza se espalhou pelo mundo, ganhando variações e estilos diferentes. E é por isso que ganhou uma data especial: no dia 10 de julho comemora-se o Dia Mundial da Pizza. Das tradicionais às mais extravagantes, ela se adapta a todos os gostos e preferências. No Brasil não poderia ser diferente, foram tantas adaptações à receita que hoje o país é conhecido por algumas das combinações mais inusitadas de molho.

Perfeita para reunir pessoas em volta da mesa, a pizza já virou símbolo de união. E não importa se de calabresa ou quatro queijos, o essencial é compartilhar as fatias com os amigos e familiares. Pensando nisso, o chef Elzio Callefi, da Tramontina, dá algumas dicas para profissionalizar a sua receita de pizza em casa.

  1. O segredo é o calor!

Para preparar uma boa pizza é necessário ter um forno bem quente para que asse a pizza rapidamente. Normalmente a temperatura indicada para esse preparo é de 450 ºC, como os fornos convencionais não atingem essa temperatura, a dica é usar fornos elétricos em temperatura máxima. Recomenda-se 280 ºC quando preparadas na churrasqueira e 260 ºC quando preparadas no forno.

Na falta de fogo, mel e açúcar podem ser grandes aliados. Basta colocar um pouco desses ingredientes na massa para ter uma borda mais dourada e bonita. A pedra refratária própria para pizza também é uma ótima opção para manter a alta temperatura, com ela é possível obter uma maior crocância na massa.

Se for fazer uma pizza em forno a lenha pela primeira vez, deixe o forno aquecer bem antes de colocar sua pizza. Uma boa dica é colocar um pequeno disco de massa para testar a temperatura antes de colocar o recheio.

  1. O preparo da massa é essencial

Ao preparar a massa use sempre água morna. Se não houver uma batedeira à disposição para auxiliar na mistura, coloque um pouco mais de água para deixar a massa levemente “grudenta”, cubra e deixe descansar por 20 minutos. Essa técnica ajuda a deixar a massa mais leve para sovar com as mãos.

  1. Não cozinhe o molho

Um bom molho de pizza não pode ser cozido. A dica é sempre usar o molho de tomate cru, podendo ser tomate pelado, tomate italiano inteiro levemente batido ou passata de tomate, todos levemente temperados com sal e pimenta a gosto. Colocar uma pitada de orégano e umas 3 folhas de manjericão picadas para perfumar seu molho pode ser uma boa opção, além de um pouco de alho amassado. Um dos segredos da boa pizza é o molho, então capriche!

  1. Faça o formato cruz para abrir a massa

Use um rolo para abrir a massa em formato de cruz, virando a massa a cada ida para frente e para trás. Use a dica das 12 horas às 18 horas e depois das 9 horas às 3 horas. Não esqueça de enfarinhar a bancado ou mesa.

  1. Cuidado com as proporções

Ao colocar a cobertura na pizza não abuse demais na quantidade, pois os ingredientes podem escorrer ou ficarem frios no meio, lembre-se que pizza deve ser assada rapidamente e menos é mais, sempre.

Você pode gostar...