APRENDA A HARMONIZAR VINHO COM PRATOS TÍPICOS DO INVERNO

APRENDA A HARMONIZAR VINHO COM PRATOS TÍPICOS DO INVERNO
Foto: Pixabay

Apreciada na estação, a bebida casa perfeitamente com pratos mais quentes e aperitivos cremosos. Confira dicas para acertar as combinações

Aprender a harmonizar o vinho com a refeição dá a garantia de uma experiencia sensorial única. Por isso, a Zanlorenzi Bebidas, empresa que possui no portfólio uma variedade de vinhos para todas as ocasiões e paladares, indica os rótulos mais adequados para os pratos mais queridinhos do inverno. Confira as dicas:

Massas: Nesse caso, a harmonização dependerá do tipo de molho. Por exemplo, massas com molho de tomate, recomenda-se vinhos leves e tintos, como o Toro Centenario Malbec. Molhos brancos ou com queijo pedem vinhos rosé ou branco. A dica é: quanto mais marcante for a massa, mais encorpado deve ser o vinho.

Risoto: Queridinho do inverno, esse prato segue a mesma linha da massa, ou seja, a harmonização dependerá do tipo de risoto. Receitas clássicas com legumes ou queijo caem bem com vinhos brancos, como o Toro Centenario Chardonnay ou que levam uva sémillon. Risotos que vão carne pedem vinhos leves, como o Quinta do Rio Grande Tinto Suave.

Fondue: Esse prato, por ser mais encorpado, pede um vinho que tenha mais acidez, como o Toro Centenario Cabernet Suavignon. Para fondues doces, a dica é investir em vinhos com toques mais suaves ou espumantes, como o Lunar Perfetto Moscatel.

Caldos: Caldos mais leves, como legumes, frutos do mar e frango, se harmonizam com rosés mais intensos, brancos ou tintos suaves, como Campo Largo Branco Seco. Os mais condimentados, como de carnes, bacon e calabresa, pedem um vinho como o Toro Centenario Cabernet Suavignon.

Queijos: Queijo tem tudo a ver com o vinho, mas para a degustação ser assertiva precisa entender quais vinhos realçam o sabor do tipo de queijo. Diante de tanta variedade de queijos, a dica é investir em vinhos como o Vinho Campo Largo Branco Suave para os queijos tipo camembert, brie e gouda. Já os tintos secos, como o Campo Largo Tinto Seco são indicados para queijos mais fortes, como o gorgonzola. Opções mais frutadas, como Galo Lusitano Tinto, se harmonizam melhor com queijos frescos tipo cottage, cabra e ricota.

Você pode gostar...