Arroz vermelho: cinco motivos para incluí-lo na dieta

Arroz vermelho: cinco motivos para incluí-lo na dieta
Foto: Pixabay

De cor e sabor amendoado, o arroz vermelho é um tipo de grão muito cultivado na Europa, especialmente na França, onde sua presença gastronômica é mais frequente. Muito versátil, o alimento foi trazido ao Brasil nos tempos da colonização portuguesa e pode ser preparado de diversas formas, como entradas, pratos quentes e saladas. Por combinar com sabores frutados, frescos e defumados, é também um bom acompanhamento para carnes e frutos do mar. Rico em nutrientes, o que mais chama a atenção são os benefícios que o arroz vermelho pode promover à saúde. Confira, a seguir, os principais motivos para aumentar a frequência de seu consumo.

  1. Pode ajudar a reduzir o colesterol

Em função de seu componente ativo, a monacolina K, uma das propriedades do arroz vermelho é auxiliar na redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL). A grande quantidade de fibras também pode contribuir para esse equilíbrio.

  1. Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares

Seu alto teor de antioxidantes protege os vasos sanguíneos e pode reduzir as chances de infarto e AVC. Tais propriedades também são fundamentais para a rotina de prevenção do câncer.

  1. Aliado contra a anemia e osteoporose

O arroz vermelho é uma fonte de ferro, mineral responsável por transportar o oxigênio do sangue que, quando em falta, provoca a anemia. O grão também apresenta boas concentrações de cálcio e magnésio, essenciais para a saúde dos ossos e prevenção da osteoporose.

  1. Ajuda a prevenir o diabetes

Rico em antocianinas ― que ajudam no emagrecimento, equilibrando os lipídios e a glicose, além de reduzir as inflamações ―, o arroz vermelho pode ser muito importante na prevenção e controle do diabetes.

  1. Reduz o risco de obesidade

Como confere uma maior sensação de saciedade, as porções a serem consumidas podem ser menores. Além disso, suas propriedades de controle às gorduras e açúcares fazem do arroz vermelho uma boa alternativa para reduzir o risco de obesidade.

Você pode gostar...