Carne vermelha tem mais vitamina B12 que outras fontes alimentares e ajuda a melhorar a disposição

Receita de Maminha assada

Alimento referência quando o assunto é Vitamina B12, importante fonte de energia, a carne vermelha pode ser uma boa opção para renovar a vitalidade e para enfrentar com tranquilidade as agitadas tarefas diárias. Além disso, por proporcionar energia ao metabolismo, pode ser uma aliada da disposição na hora dos exercícios físicos. Quando comparada as outras fontes de B12 (alimentos de origem animal, como frango, peixes, ovos e produtos lácteos) a carne vermelha se destaca por oferecer maior quantidade dessa vitamina.

Em média, uma porção de carne vermelha contribui com seis vezes mais vitamina B12 do que o frango e três vezes mais do que as carnes suínas. Em comparação a ovos, leites e queijos, a quantidade também é superior. “A vitamina B12 é essencial para a formação de novas células e incluir a carne vermelha na alimentação ajuda a suprir as necessidades desse nutriente, garantindo mais disposição”, ressalta a nutricionista Cynthia Antonaccio, Sócia- Diretora da clínica Equilibrium.

A dose ideal de B12 é de 2 microgramas (mcg) por dia para adulto. Uma porção de carne vermelha fornece mais da metade dessa quantidade. A nutricionista Cynthia ainda complementa: “Além dos benefícios que a carne traz como fonte de vitamina, o consumo de uma porção diária é recomendado como parte de uma alimentação saudável pela Pirâmide Alimentar Brasileira”.

E como recomendação, a especialista finaliza: “a carne, associada a vegetais e cereais, equilibra a refeição, tornando-a mais saborosa e nutritiva. Entretanto, para que aconteça essa entrega, o alimento tem que ter passado por um rigoroso controle de qualidade. Temos bons motivos para inseri-la na alimentação, pois pode fazer a diferença na disposição para as atividades diárias e também na hora da malhação”.

Nutricionista Cynthia Antonaccio

Nutricionista graduada pela Universidade de São Paulo -USP; Mestre em Nutrição Humana Aplicada Curso Interunidades da USP; MBA em Marketing de Serviços na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Sócia- diretora da Equilibrium, empresa de comunicação em saúde e nutrição. Sócia dos restaurantes Equilibrium. Conselheira suplente do Conselho Regional de Nutricionistas – 3.região (2014-2017). Coordenadora do Movimento Nutrição Comportamental.

Você pode gostar...