Páscoa sem grana: o que fazer?

Receita de Ovo de Pascoa recheado com crocante de Bis

Especialistas dão dicas de como aproveitar a data para explicar às crianças sobre educação financeira, bem como sobre o significado real da comemoração.

A Páscoa está chegando e junto com a data vem o pensamento: como conciliar celebração e orçamento? Se a situação financeira não é das melhores, talvez seja o momento de aproveitar para introduzir aos pequenos algumas lições de educação financeira. Segundo o professor de Economia da Uniasselvi, Fausto Curadi, essa pode ser a oportunidade de argumentar sobre a real importância da data festiva, enfatizando que o ovo é um símbolo que remete ao renascimento e ao início de novos tempos. “É possível, também, trabalhar sobre a diferença entre os conceitos ‘caro’ e ‘barato’, mostrando que um item que tem o valor baixo não necessariamente é barato e vice versa”, completa o docente, que aposta na ideia de disseminação dos conceitos preço e valor.

Para o docente do curso de Psicologia da Unopar, Marcio Neman, a problemática que envolve a compra do ovo de páscoa vai além da questão da data comemorativa. “Comprar um ovo reflete uma questão contemporânea maior, que diz respeito à maneira como as famílias constroem valores a partir do exercício exacerbado das mídias para a venda em grande escala”, afirma. Assim como o Natal, ambas as datas cristãs são vistas como momento obrigatório para comprar e oferecer algo às pessoas, segundo Márcio. “Dessa maneira, o que afeta, realmente, não é o fato de existir a ausência do símbolo durante a comemoração, mas sim como os pais lidam com a questão do consumismo, com a gratificação pelas ações de esforço e cumprimento do papel de filho e, principalmente, como a família lida com a frustração da criança de não conseguir um ovo de Páscoa grande e contendo o seu personagem de desenho preferido”, ressalta.

E se não tiver ovo?

É possível que as crianças fiquem frustradas por não ganhar o ovo que querem ou, ainda, ovo algum. Porém existem formas de minimizar e acabar com esse sentimento. Para Fausto, uma forma de lidar com isso é mostrar que datas festivas são importantes, mas que o dia a dia só se torna mais saudável e próspero quando há planejamento. “As pessoas não conquistam objetivos de um dia para o outro. São meses, semestres e anos de bons hábitos e bons negócios. Por que não compartilhar esses princípios econômicos com os filhos?”, completa.

Márcio reforça que a ausência do símbolo não atrapalhará no desenvolvimento psicossocial, e aposta que cada família deve lidar com a questão a partir de como se configura a relação de afeto e respeito para com a criança. “Se a família não tem condição de comprar um ovo menor, talvez seja importante conversar com a criança sobre as prioridades. Com afeto e esclarecimento, mesmo chateada com a situação, a criança entenderá a realidade que a cerca”, finaliza.

Fazendo em casa

Àqueles que não conseguem abrir mão do chocolate nessa data, mas que precisam economizar, a técnica em Gastronomia e Nutrição da Unopar, Cristiane Picolo P. de Assis, ensina uma receita prática e gostosa de ovo de páscoa caseiro.

Ovo de Pascoa Recheado com Crocante de Bis

Você pode gostar...