Dicas para apreciar o vinho da melhor forma

Dicas para apreciar o vinho da melhor forma
Foto: Rio Sol

A ideia da data é valorizar a produção da bebida no Brasil

No primeiro domingo de junho é comemorado o Dia Nacional do Vinho. O projeto de lei que institucionalizou o Dia Nacional do Vinho é de 2008, mas somente no ano de 2015 é que o requerimento à publicação foi encaminhado por um senador. Apenas em 2017 o projeto foi aprovado e a data entrou de vez para o calendário. A ideia da data é valorizar a produção da bebida no Brasil. Cada vez mais o vinho tem conquistado o paladar dos brasileiros. De acordo com os dados divulgados pela empresa de inteligência de mercado, Horus, as vendas de vinhos nos supermercados registraram crescimento de 17,7% no segundo semestre de 2022 em relação aos primeiros seis meses de 2021.

Hoje em dia é possível encontrar vinhos em diferentes regiões do país, inclusive no Nordeste, como é o caso da Rio Sol. O projeto da vinícola começou em 2003. A empresa está localizada no Vale do São Francisco, na cidade de Lagoa Grande, em Pernambuco.

“Este é o único lugar do mundo que produz, hoje, duas safras de uvas por ano, resultado das características naturais da região e do conhecimento de seus produtores”, diz Ricardo Henriques, enólogo da Rio Sol. Anualmente são produzidas, aproximadamente, 3 milhões de garrafas, entre vinhos e espumantes, distribuídos para todo o Brasil. Para quem quer comemorar a data apreciando uma boa taça de vinho, Henriques explica algumas dicas para tornar a experiência de saborear a bebida ainda mais interessante, confira:

  • Atenção com a rolha

Sim, apesar de passar despercebida muitas vezes, a rolha pode ser uma pista para descobrir se o vinho está em boas condições ou não. Sendo assim, é importante dar uma olhada para saber se ela está deteriorada ou um pouco frouxa, pois isso são indícios de que o vinho pode estar defeituoso.

  • Temperatura do vinho

O consumidor é livre e pode apreciar o vinho na temperatura que ele quiser, porém, cada vinho possui em sua embalagem uma indicação de temperatura que ele deve ser consumido. Como cada tipo de vinho possui suas particularidades e características, seguindo a temperatura indicada na garrafa, o consumidor consegue sentir cada detalhe e apreciar a bebida de uma forma muito mais agradável.

  • Não tenha medo de experimentar

Existe uma infinidade de tipos de vinho. Sendo assim, se permitir experimentar os diferentes tipos da bebida é uma forma de encontrar o vinho ideal. É importante também não julgar um vinho pelo país em que ele foi produzido ou então pelo preço, pois nem sempre o mais caro ou com a garrafa mais robusta é o melhor.

  • Explore o universo dos vinhos através de viagens e passeios

Para quem quer conhecer melhor os tipos de vinhos e assuntos relacionados, uma dica é investir em enoturismo, que são passeios em vinícolas. Além de ser uma forma leve e fácil de descobrir mais sobre o processo de produção da bebida, muitos locais oferecem até refeições para serem apreciadas acompanhadas de uma taça de vinho.

  • Girar a taça antes de beber

Muita gente já viu alguém girando a taça e cheirando o vinho antes de beber. Essa técnica permite constatar se existe algum aroma estranho antes de dar um gole no vinho e também sentir quais são os aromas presentes na bebida. Isso acaba até sendo uma forma de o consumidor descobrir qual é o estilo que ele mais curte, se é um aroma mais frutado ou amadeirado.

Você pode gostar...