Cor do verão: dicas para acelerar o bronzeado perfeito e se manter saudável
Confira as dicas capazes de potencializar o tom do bronze na pele
O verão e as altas temperaturas aumentam as chances de garantir o tom dourado típico da época. Mas são necessários alguns cuidados, pois não é indicado, por exemplo, expor a pele diretamente ao sol e aos raios ultravioletas. A estação exige cuidados especiais, como a hidratação constante e a proteção solar. Para estimular e manter o bronzeado ideal por mais tempo, sem arriscar a saúde da pele, é indicado priorizar alguns alimentos capazes de proteger o organismo e garantir a tão sonhada cor de verão.
O que consumir?
A ingestão de alimentos que contêm carotenóides, ou seja, substâncias que dão origem ao betacaroteno, é ideal para quem planeja aproveitar o verão e o sol. O antioxidante atua na pigmentação da pele e auxilia a combater os radicais livres, além de amenizar doenças cutâneas. “O betacaroteno contribui para a produção de melanina, responsável por dar coloração à pele e ainda protege a derme dos raios solares (UVA e UVB)”, explica a nutricionista e consultora da Jasmine Alimentos, Dra. Karla Maciel.
Além das popularmente conhecidas raízes de cenoura e beterraba, outros alimentos também contribuem para o bronzeado. São eles: acerola, manga, abóbora, mamão, espinafre, brócolis, agrião, rúcula e couve. “Priorize os alimentos de cores vibrantes amarelo-alaranjado e verde escuro. Outra dica importante: combine esses ingredientes com alimentos ricos em vitamina C como mix de sementes e frutas, e berries”, complementa a consultora da Jasmine.
Uma alimentação saudável contribui para a manutenção do bronzeamento, mas cabe destacar que não cumpre essa função sozinha. “Não existe um consenso sobre a quantidade específica para consumo. Indico ingerir esses alimentos diariamente com uma porção nas três refeições principais para manter uma reserva natural de betacarotenos e antioxidantes e, assim, garantir um bronzeado saudável, bonito e duradouro”, finaliza Dra. Karla.