Descubra o poder e os benefícios proporcionados pela uva

uvaSegundo nutricionista, a fruta auxilia no bom funcionamento do corpo humano estimulando diversas funções do organismo.

Você sabia que a uva é recomendada para que se tenha uma boa qualidade de vida e saúde? Além de ser uma fruta muito saborosa é rica em nutrientes e traz diversos benefícios e bem-estar.

Fonte de carboidrato que fornece energia para o corpo e vitamina C, auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico, aumentando as defesas do corpo humano. “A fruta possui também carotenóides, vitaminas do complexo B, D, E e K e propriedades como catequinas e flavonóides que mantêm o bom funcionamento da célula e tem ação antioxidante e anti-inflamatória, prevenindo o envelhecimento celular”, explica a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi.

Bassi acrescenta ainda que a casca da fruta é igualmente importante, especialmente as de cor escura, porque concentram uma substância conhecida como resveratrol, que protege a fruta contra o ataque de fungos e age de maneira semelhante no organismo, promovendo uma ação cardioprotetora e auxiliando o controle do colesterol. “Isso faz com que o vinho e o suco de uva sejam considerados alimentos funcionais, ou seja, que beneficiam o organismo”.

Existem vários tipos de uvas brancas e tintas e cada uma possui as suas particularidades, por exemplo a Chardonnay, Riesling e Pinot Noir são usadas para a elaboração de espumantes; a Chardonnay também é utilizada na produção de vinhos brancos; já Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat são uvas tintas ideais para vinhos finos e as uvas Concord e Isabel são usadas para a preparação dos sucos, é o que explica Luciana Salton, diretora executiva da Vinícola Salton. “Pesquisas mostram o quanto o suco de uva é benéfico para a saúde, auxilia na prevenção de doenças e age como estimulante de diversas funções do organismo. No portfólio da empresa, por exemplo, temos o suco de uva integral que é feito 100% de forma natural sem a adição de açúcar ou conservantes disponíveis nas embalagens de 500 ml, 1 litro e também na versão orgânica”. A diretora ainda reforça que o produto é rico em compostos bioativos, que são alimentos que além de nutrir, apresentam propriedades preventivas, capazes de diminuir o dano causado pelo estresse oxidativo e suas consequências – como o envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares entre outras.

O hábito de consumir diariamente o suco da fruta proporciona melhorias no controle da pressão arterial e redução no índice de câncer. “Também é atribuída à fruta a otimização da função hepática e regeneração das células do fígado, efeito alcalinizante, que combate a acidez sanguínea, estimulante digestivo, redução da anemia, cansaço e osteoporose”, ressalta Cintya Bassi. “Tanto o suco de uva integral, quanto sua forma orgânica preservam suas características nutricionais, sendo igualmente ricos em nutrientes e nas propriedades funcionais como os flavonóides e resveratrol”, finaliza a nutricionista.

Você pode gostar...