Descubra os benefícios do maracujá

Descubra os benefícios do maracujá
Foto: A Boa Terra

A fruta pode ser aproveitada de diversas formas em receitas salgadas, doces e bebidas, além de ter efeito tranquilizante no organismo

Protagonista em receitas como mousses, bolos, molhos, geleias, vinagretes e até farofas, o maracujá é repleto de nutrientes essenciais para a manutenção do organismo, como vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio. A fruta também é conhecida por ter efeito calmante graças à ação de flavonoides e alcaloides que atuam no sistema nervoso central agindo como tranquilizantes, analgésicos e relaxantes musculares, o que também contribui para o combater a depressão, ansiedade e distúrbios do sono.

Por se tratar de um alimento super versátil, A Boa Terra, sítio pioneiro na produção e comercialização frutas, legumes e verduras orgânicas dá a dica de como aproveitar cada parte da fruta e ensina como fazer um suco para aliviar a tensão. Confira abaixo.

Folhas: é com elas que os medicamentos e chás são preparados. Mesmo quem não aprecia o azedinho da fruta pode tirar proveito de sua ação calmante para aliviar a ansiedade, o estresse e a insônia. Um chá próximo do horário de dormir pode proporcionar uma noite de sono mais tranquila.

Polpa: é rica em nutrientes e um precioso ingrediente para o preparo de receitas como mousses, bolos e molhos. Sua polpa é rica em vitaminas do complexo B e C, responsáveis pela manutenção de nossa saúde mental e emocional.

Casca: a casca apresenta fibras que ajudam na digestão e no emagrecimento, além de ajudar a prevenir e controlar a diabetes. Aquela parte branca da fruta geralmente é consumida na forma de farinha que pode ser adicionada em sucos, iogurtes ou em salada de frutas.

Sementes: a semente é rica em compostos polifenólicos, como piceatannol e scirpusin B, responsáveis por proteger as células de danos causados por radicais livres. Esses radicais podem desencadear doenças degenerativas e crônicas, como doenças cardíacas, artrite, demência e diabetes. Além de enfeitar doces e outros pratos, a semente é muito usada na preparação de sucos.

Você pode gostar...