Sobrou chocolate da produção de Páscoa? Confira dicas da Harald para reaproveitar os ingredientes com novas receitas

Sobrou chocolate da produção de Páscoa? Confira dicas da Harald para reaproveitar os ingredientes com novas receitas
Foto: Harald

Com o final da temporada de Páscoa, chega a hora de contabilizar as vendas, estoque e entender qual andamento dar para o que sobrou de insumos, seja das embalagens abertas que não foram utilizadas até o final ou ovos de Páscoa que acabaram não ganhando um cliente. Pensando nisso, a Harald, empresa líder em coberturas e referência em chocolates para o mercado especializado, dá dicas de reaproveitamento, para que não haja nenhum desperdício nas operações do seu negócio. Confira!

Aproveitando o chocolate que sobrou

Tanto os chocolates Melken e Unique, quanto às coberturas fracionadas TOP, podem ser reaproveitadas em outros preparos, desde que tenham sido aplicadas inicialmente para a produção de cascas de ovos de Páscoa simples. Ou seja, que não tenham tido contato com outros ingredientes como recheios, ganaches, frutas, castanhas, entre outros. Mas, para isso, é preciso tomar alguns cuidados:

No caso dos chocolates, utilizar as sobras para fazer recheios, ganaches ou brownies é o mais recomendado. Basta quebrar as cascas e transferi-las para um saco plástico e fechar muito bem. Em uma etiqueta, anotar o conteúdo, a data de manipulação e validade (considerando esta como a data máxima de reutilização). Depois, armazenar em temperatura ambiente, em lugar fresco e arejado e longe de alimentos e/ou produtos que possam passar gosto ou cheiro.

Coberturas fracionadas: por ser mais utilizada em cristalizações, como banhos e casquinhas, é preciso evitar a absorção de umidade. O ideal é derreter o produto e transformar em “barrinhas”, que protegem, diminuem a superfície de contato com o ar e ainda facilitam a organização de seu estoque. Para isso, basta quebrar as cascas em pedaços e derreter em banho-maria ou micro-ondas, transferir para embalagens descartáveis de alumínio e levar à geladeira somente até cristalizar. Depois, marque a data de manipulação, validade do produto, identifique o conteúdo na tampa, feche e envolva a marmitinha com filme plástico. Armazene em temperatura ambiente, em lugar fresco e arejado. As novas “barrinhas” devem ser utilizadas até 30 dias depois de feitas ou até a data estampada na embalagem original do produto (o que ocorrer primeiro).

Misturando diferentes tipos e sabores de chocolate
É possível misturar diferentes tipos e sabores de chocolate. Isso porque as propriedades dos produtos não se alteram. Então, não precisa ter medo de misturar.

O que fazer para que não haja a sobra de chocolate durante a produção

Nesse caso, basta fazer um bom planejamento. Sabendo quanto será produzido, é possível comprar a quantidade ideal de produtos para evitar ao máximo que haja sobras.

Existe um produto ideal?

Não existe o produto ideal. Por isso, o reaproveitamento pode ser aplicado a qualquer receita que utilize chocolate ou cobertura, desde que siga alguns critérios.

Com essas dicas, a Harald reforça que o planejamento é de suma importância para que o negócio não tenha prejuízos. Por isso, caso sobre chocolate após as produções, os profissionais não devem hesitar e aproveitar para produzir novas e deliciosas receitas!

Você pode gostar...