Dicas para tornar o seu happy hour mais saudável

Receita de Carpaccio de carne

Carpaccio ou amendoim? Caipirinha ou cerveja? Veja as dicas da Dra. Rosana Perim para tornar o seu happy hour mais saudável.

Depois de um longo dia de trabalho, nada melhor que sair com os amigos, jogar conversa fora e esquecer as preocupações. Só não pode esquecer… da saúde!

O happy hour é um momento de diversão e descontração que, se nos descuidarmos, pode vir acompanhado de calorias extras. Embora os salgadinhos fritos e outros petiscos típicos de botecos são tentações difíceis de resistir na hora em que queremos relaxar, existem algumas dicas para você amenizar o impacto deles sobre a sua dieta, ou melhor, sua saúde.

Por isso, a Dra. Rosana Perim, Gerente de Nutrição do HCor (Hospital do Coração de São Paulo) sugere dicas importantes para não deixar que o happy hour estrague a sua saúde e a sua dieta!

  1. Não pule refeições: O primeiro cuidado a ser to­­mado é não pular refeições e chegar faminto ao bar ou restaurante. Se o encontro foi marcado com antecedência, não deixe de almoçar bem, nem de fazer um lanchinho antes do encontro com os amigos. Afinal, quem passa longas horas sem comer nada tem mais chance de logo “atacar” as porções mais calóricas que aparecerem.
  2. Carboidrato x gordura: qual é o mais saudável? Ainda que muita gente se preocupe mais com o carboidrato, o mais importante é evitar a principal vilã dos quitutes de bares: a gordura! Em apenas uma grama de gordura tem nove calorias. Batata frita, mandioca, polenta, pastel, iscas de peixe à milanesa, bolinho de bacalhau, calabresa acebolada e frango à passarinho são alguns pratos que devem ser consumidos sem exagero para quem não quer brigar com a balança.
  3. Cuidado: Queijos e amendoins – “Os vilões disfarçados”: Outro alimento que não é frito, mas que também é rico em gordura e que merece atenção especial são os queijos! Provolone, parmesão, prato, brie e os embutidos (salame, linguiças e salsichas). Cuidado com esses vilões! Um outro petisco bastante comum nas mesas de bar e que geralmente é consumido em grandes porções de forma despercebida é o amendoim. Para se ter uma ideia, uma xícara de amendoim tem mais de 500 calorias!, por isso, fique atento à quantidade consumida.
  4. Equilíbrio é a palavra-chave: Faça escolhas!: Para manter um bom equilíbrio é preciso fazer as escolhas certas e menos calóricas. Os bares já trazem opções mais equilibradas no cardápio, como: filet aperitivo, palitos de cenoura, pepino, salsão, carpaccio, bruschetas, espetinho de carne, salgados assados e comida japonesa. As castanhas, amêndoas, nozes e pistache também são boas opções, pois além de oferecerem boas quantidades degorduras monoinsaturadas, conhecidas por contribuírem para a saúde do coração, elas também contém vitaminas e minerais, com potente ação antioxidante.
  5. Bebida está liberada! Mas, qual é a melhor opção? É impossível ir a um happy hour e não beber, certo? Por isso, o ideal não é deixar de beber, e sim fazer as escolhas certas. Entre as bebidas destiladas (como a caipirinha, o whisky e o mojito, por exemplo) e as bebidas fermentadas (cervejas e vinhos), opte pelas fermentadas. Por quê? Porque tenha em mente que quanto mais alcoólica uma bebida é, mais calórica ela vai ser também.

Por ter o teor alcoólico menor entre todas as bebidas do happy hour (geralmente entre 3 e 8) e por ser feita de ingredientes naturais, a cerveja é a bebida mais recomendada para um happy hour balanceado, mas atenção à moderação: é recomendada duas latinhas para os homens e uma para as mulheres.

Você pode gostar...