Você sabia que o milho faz bem ao coração e ajuda a prevenir doenças oculares?

Receita de Bolo de milho

O milho é cultivado há milhares de anos por diversas culturas e povos, sendo um dos ingredientes mais utilizados no todo mundo. O milho foi descoberto há mais de sete mil anos, em algumas regiões da América Central e do México e atualmente apenas 5% da produção mundial é destinada ao consumo humano, o restante é utilizado para rações de animais. Com a chegada das festas típicas juninas, ele também é protagonista de diversas receitas típicas da época de São João. A nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi comenta os benefícios do grão e ensina uma deliciosa receita de bolo de milho integral.

Segundo a profissional, um dos principais benefícios do grão são suas fibras, “No processo de industrialização ele não perde a casca, o que mantém as fibras do alimento auxiliando no funcionamento intestinal. Além de ser fonte de carboidrato importante para fornecer energia ao corpo, o milho também possui antioxidantes como a zeaxantina e luteína, importantes na prevenção de doenças oculares, vitaminas B1 e B2”, explica a nutricionista Cintya Bassi.

As fibras presentes no milho também colaboram com o controle glicêmico, “Elas estão envolvidas na redução do colesterol ruim, que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, além disso, o milho ainda tem magnésio que auxilia no bom funcionamento do ritmo cardíaco e reduz o risco de morte súbita”, ressalta a nutricionista.

Considerado cereal quando seus grãos são secos e legume, quando fresco, o milho mesmo quando utilizado na produção dos doces juninos não perde seus nutrientes, “Em geral as vitaminas podem sofrer alterações quando expostas ao calor, porém a maior parte dos nutrientes do milho é mantida”, diz a profissional do Hospital e Maternidade São Cristóvão.

A melhor parte é que não engorda, “Uma espiga tem em média 80 calorias, portanto o milho embora possua bom potencial energético, por ser fonte de carboidratos, não é tão calórico. Mas, deve ser consumido com moderação quando junto com outros alimentos, como a manteiga, ou em preparações com molhos e cremes”, explica Cintya Bassi.

O milho é um alimento versátil, que combina tanto com receitas salgadas como doces e por isso, pode ser facilmente incluídos em receitas que tenham outros cereais na composição, como por exemplo, o arroz, a aveia e a linhaça. A nutricionista do Hospital a Maternidade São Cristóvão ensina uma receita para aproveitar o melhor do cereal.

Você pode gostar...