Roberta Sudbrack lança ‘Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu’

image005Roberta Sudbrack lança terceiro livro da carreira, ‘Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu’, pela editora Tapioca.

“Meu filho tome cuidado. Quando eu penso no futuro, não esqueço meu passado”. Se a cozinha de Roberta Sudbrack pudesse ser definida em letra de música, certamente a máxima de Paulinho da Viola seria uma síntese de onde emergem a motivação e as convicções do trabalho desta chef.

Em ‘Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu’ (Editora Tapioca), Roberta aborda (amplamente), pela primeira vez em um livro, todo o universo conceitual que permeia sua criação:

– A comida é um excelente fio condutor para conectar tempos, o que, para mim, sempre vai envolver tradição e modernidade. O meu pensamento culinário procura a preservação da memória e dos sabores típicos de cada ingrediente, para que cada criação possa ser ao mesmo tempo um campo de conhecimento e um argumento do qual me utilizo para resgatar ingredientes brasileiros pouco valorizados – explica Roberta.

Este ‘pensamento culinário’ de Roberta Sudbrack envolve, sim, muita paixão. É o combustível de uma cozinha extremamente afetiva e referenciada, mas que se sustenta também em contínuos processos de pesquisa, no desenvolvimento incansável de um saber empírico que brota da relação entre a cozinheira e as, até então, inimagináveis possibilidades de um ingrediente.

É a ‘cozinha de alfaiate’ concebida por Sudbrack, sem intervenções desnecessárias, imune a demarcações redutoras, dos processos à mão, do uso (de técnicas milenares) do fogo, enfim, da construção de um olhar.

“Gosto de trazer à tona esta personalidade oculta do ingrediente e lhe oferecer a linguagem da alta-gastronomia, para que se expresse para além deste lugar periférico ou de uma condição que nos acostumamos a ver como obrigatória. Assim, ao atribuir uma linguagem de expressão mais universal a esses ingredientes, estabeleço um diálogo harmonioso entre passado, presente e futuro”, completa.

Se na cozinha Roberta decompõe os padrões, em sua terceira publicação não seria diferente. Idealizou um livro com linguagem de revista. Formato, fotografia, grafismos, fluxo de conteúdo de uma revista. Mas essencial, e intencionalmente, um livro que escancara os caminhos da sua criação, tudo aquilo que está por trás, e justamente o que torna possível, a existência das célebres receitas ali presentes.

Queria cores, papeis, suplementos, texturas, queria liberdade! Queria como livro, que conta uma história, queria como revista, que conta várias. Queria privilegiar o dizer das imagens, tão próprio das boas revistas”, sentencia a chef. E procurou também promover um diálogo entre diversas expressões, exatamente como na sua cozinha: “Queria estabelecer uma narrativa mais profunda com outros sentidos, traçando um paralelo com as demais artes. Novas ideias, nova diagramação, nova cara, novo caminho, novas possibilidades”, finaliza.

Para dar vazão a todos esses ‘quereres’, Roberta convocou um time de respeito para acompanhá-la nesta empreitada. Carlos Alberto Dória, Cora Rónai, Bia Lessa e Ignácio de Loyola Brandão assinam textos; Nana Moraes, as fotos; o cineasta, poeta e artista plástico Yuri Samico, responsável pelo projeto gráfico, completa a escalação. ‘Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu’ é um lançamento da editora Tapioca.
Livros Publicados:

  • Roberta Sudbrack: Uma chef, um palácio (2001)
  • Bom pra cachorro, Gastronomia canina (2004)
  • Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu (2013)

‘Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu’
Autora: Roberta Sudbrack
Direção de Arte e Criação: Yuri Samico
Textos Convidados:
Ignácio de Loyola Brandão
Carlos Alberto Dória
Cora Rónai
Bia Lessa
ISBN: 978-85-67362-00-7
Peso: 850 g
Formato: 23 x 29 cm
Lombada: 13 mm
Páginas: 188
Preço: R$ 79,00

Você pode gostar...