Muito além da cozinha oriental: versátil e saboroso, sake combina com diferentes tipos de gastronomia

Muito além da cozinha oriental: versátil e saboroso, sake combina com diferentes tipos de gastronomia
Foto: Azuma Sake

Produzido a partir de três ingredientes principais – água, arroz e um micro-organismo chamado koji – o sake pode ser harmonizado com pratos de diferentes países

De acordo com especialistas e registros, a história do sake começou há aproximadamente sete mil anos, mas se popularizou de fato no Japão e se tornou a bebida que carrega o DNA japonês no nosso país. O fermentado de arroz acabou conquistando outros países graças a sua versatilidade, leveza e sabor. Produzido a partir de três ingredientes principais – água, arroz, e um micro-organismo chamado koji – o sake costuma ser bastante associado ao universo gastronômico típico oriental, porém, ele pode ser harmonizado com pratos de diferentes países.

“Apreciar um sake acompanhado de um prato acaba sendo uma experiência gastronômica bastante interessante, pois dependendo da refeição, é possível ressaltar o aroma e as características da bebida e o sabor da refeição”, explica Ricardo Augusto, especialista em sake da Azuma.

Existem diferentes tipos de sake que combinam com diferentes pratos da gastronomia. Se a ideia for apreciar uma salada ou uma carne branca grelhada, o sake Guinjo é uma boa escolha para harmonizar com pratos mais leves. O Guinjo é um sake premium de sabor frutado e marcante. “Temos um sake premium quando o nível de polimento do grão é de no mínimo 40%, o que torna a bebida mais sofisticada e permite que ela possa ser consumida pura, gelada ou em temperatura ambiente”, ressalta Augusto.

Mas, se a ideia for apreciar um prato mais elaborado como a feijoada, a indicação é a clássica sakerinha. O drink nada mais é que uma versão da tradicional caipirinha, porém, ao invés de ser produzido com cachaça, é feito com sake. “Para preparar a sakerinha, o ideal é o Sake Dourado, que combina inclusive com outras bases alcoólicas e não alcoólicas para explorar esse universo do drink fácil e prático” pontua o especialista.

Outra combinação que muitos podem achar inusitada, mas que é possível, é harmonizar sake com pratos mexicanos. Nesse caso, a harmonização pode ser feita com um Sake saborizado, que é uma novidade no mercado brasileiro. Esse sake é aromatizado naturalmente e traz uma combinação de diferentes sabores. Eles podem ser apreciados acompanhados de tacos e burritos.

E a harmonização de sake não fica restrita apenas a pratos salgados. “É possível apreciar o fermentado de arroz inclusive na preparação de sobremesas, como pudim e até brigadeiro” finaliza Augusto.

Você pode gostar...