Nesta Páscoa, faça as pazes com o chocolate

Receita de Ovo de Páscoa decorado

Do tradicional ao amargo – saiba quais são as melhores opções para a saúde e para a dieta.

Para os apaixonados por chocolate, a Páscoa é um período de grande tentação. No entanto, com um pouco de informação e uma dose de moderação, dá para aproveitar a data sem culpa, fazendo escolhas mais saudáveis para manter o corpo em forma e a pele bonita. Além do tradicional chocolate ao leite, existem diversos outros tipos, com nutrientes e efeitos diferenciados sobre o organismo, que podem, inclusive, contribuir com a causa fitness.

“O chocolate nem sempre é o grande vilão das dietas. Como qualquer alimento, desde que consumido com moderação, ele pode ser até benéfico”, afirma Letícia Possebon, nutricionista da Pró-Corpo Estética Avançada. “Temos no mercado opções com baixo índice de gordura e menor quantidade de açúcar, como o chocolate amargo, com 85% de cacau, que pode até ajudar a combater o envelhecimento da pele”, completa.

Um dos cuidados sugeridos pela nutricionista é a ingestão do chocolate depois das refeições, como estratégia para evitar os picos de glicemia no sangue, índice que precisa estar sempre equilibrado para garantir o bem-estar. A doutora Letícia dá a dica: “O segredo é consumir o doce logo após as refeições, quando já estamos saciados, para evitar qualquer exagero”.
Antes de abrir os ovos de Páscoa, conheça um pouco mais sobre cada tipo de chocolate:

Chocolate ao leite – O consumo do chocolate ao leite aumenta os níveis de serotonina, substância que pode melhorar o humor. Também contém cafeína, que age no sistema nervoso autônomo como estimulante, produzindo sensação de energia e disposição. Apesar disso, o chocolate ao leite contém alta carga de gorduras saturadas e açúcar, que aumentam a glicose sanguínea e a oleosidade da pele.

Chocolate meio amargo e amargo – Quanto maior a porcentagem de cacau, maiores os benefícios para a saúde. O cacau é um poderoso antioxidante, que ajuda a diminuir os riscos de doenças cardiovasculares, protege o cérebro e pode contribuir para reduzir o colesterol ruim e a pressão arterial. Deixa a pele mais saudável e retarda seu envelhecimento. Como na maioria das vezes não possui leite, ele tem menos açúcar e menos gordura.

Chocolate branco – Não é constituído de cacau, mas de manteiga de cacau. Por isso, os benefícios trazidos pelo fruto não são aproveitados. É rico em açúcar, gordura saturada e leite, da mesma forma que o chocolate ao leite. Esta é a opção menos indicada para o consumo.

Chocolate com castanha ou amêndoas – Castanhas e amêndoas são ricas em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por manter o nível de açúcar no sangue estável e ativar o metabolismo. Entretanto, seu consumo deve ser moderado, pois esses frutos são altamente calóricos.

Chocolate de soja – Com poder antioxidante, contém bastante proteína e é recomendado para quem tem intolerância à lactose. Possui baixo teor de sódio.

Chocolate de Whey Protein – Cada porção deste chocolate contém quatro vezes mais proteínas do que um chocolate amargo. Elaborado com proteína do soro do leite e também com um pouco de proteína isolada de soja, é recomendado para praticantes de atividades físicas.

Chocolate de Alfarroba – Por possuir características similares ao cacau, a alfarroba passou a ser utilizada como uma alternativa aos intolerantes ao fruto. O alimento é rico em vitaminas B1 e B2, responsáveis por melhorar o funcionamento do sistema nervoso, dos músculos, do coração e do raciocínio. Além disso, possui nutrientes que ajudam no funcionamento do intestino.

Chocolate Diet – Indicado para diabéticos, por não possuir açúcar na composição. Entretanto, possui maior teor de gordura e, consequentemente, mais calorias do que o chocolate normal.

Chocolate Light – Geralmente, o chocolate light possui redução na quantidade de um de seus componentes ou até mesmo de valor energético. Vale a pena ler a embalagem com atenção.

Sobre a Pró-Corpo: Fundada em 2006 pela empresária Marisa Peraro, a rede Pró-Corpo é referência em estética avançada. Sua proposta inovadora une atendimento personalizado, equipe altamente qualificada, aparelhos de última geração e modernas instalações, com o objetivo de proporcionar resultados duradouros a preços acessíveis.

Com 13 unidades, localizadas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, a Pró-Corpo é a única a oferecer o serviço de Personal Estetic, que conta com profissionais habilitadas em diferentes segmentos para avaliação de cada caso e indicação dos tratamentos mais adequados. O atendimento é realizado em salas privativas e inclui orientação nutricional. A rede já realizou mais de 700 mil atendimentos e disponibiliza mais de 20 tipos de terapias e procedimentos, para cuidar do corpo e da pele. Visite: http://procorpoestetica.com.br/

Você pode gostar...