O consumo de carboidrato pode influenciar diretamente no humor

Espaguete_molho_ervasssA falta desse nutriente pode causar sensação de fraqueza no corpo.

Mudanças aparentemente inexplicáveis no humor, como a falta de ânimo ou disposição para realizar atividades corriqueiras, podem estar relacionadas a uma alimentação desequilibrada. Segundo a nutricionista Alessandra Godoy, da Equilibrium, consultora da Adria, uma das principais marcas de massas e biscoitos do país, investir numa alimentação correta ajuda a manter a saúde física e emocional. O macarrão pode auxiliar a garantir a quantidade necessária de carboidrato.

Cada substância gerada pelo organismo possui uma função diferente. Os neurotransmissores, substâncias químicas produzidas pelas células nervosas, por exemplo, são os responsáveis por transmitir impulsos nervosos ao cérebro que influenciam diretamente na sensação de bem-estar e felicidade. De acordo com Alessandra, é essa produção de neurotransmissores que está ligada diretamente aos alimentos consumidos no dia a dia. “Alguns alimentos, incluindo as massas, possuem nutrientes que induzem a formação de serotonina, dopamina e noradrenalina, principais neurotransmissores”, explica.

Uma alimentação deficiente de nutrientes pode causar falta de disposição, por isso é preciso incluir uma grande variedade de ingredientes nas refeições. “O carboidrato fornece energia e níveis de glicose necessários para ativar o impulso nervoso de bem-estar. Quando ele é associado a outras vitaminas e minerais seu efeito é potencializado”, esclarece a especialista.

Segundo Alessandra, cada neurotransmissor também afeta o corpo de maneira diferente. A serotonina provoca uma sensação de bem-estar. Já a dopamina e noradrenalina proporcionam energia e disposição. “O carboidrato presente nas massas afeta diretamente o humor, pois ele é transformado em glicogênio quando ingerido. É o próprio glicogênio que possui papel importante na produção de serotonina”, comenta.

Para garantir uma sensação prolongada de bom humor, Alessandra lista outros nutrientes que não podem faltar na alimentação. “Ácido fólico, ômega 3, vitamina B6, vitamina C e magnésio também participam ativamente no processo de melhoramento do humor”, pontua. “Alimentos como espinafre, brócolis, peixes, frutos do mar e sementes oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas, são ótimas fontes desses nutrientes”, completa.

A combinação destes ingredientes com as massas ajuda também a espantar a TPM das mulheres. A dica é preparar uma refeição completa como na receita abaixo. Sugestão da Adria, o espaguete com salmão fornece uma boa quantidade de carboidrato e ômega 3.

SAC Adria: 0800-702-1120
www.adria.com.br

Sobre a Adria
A Adria é uma das principais marcas de massas e biscoitos do país e está entre as “50 marcas mais valiosas do Brasil”, de acordo com o ranking promovido pela revista IstoÉ Dinheiro em parceria com a consultoria de negócios BrandAnalytics/Millward Brown. Presente no mercado brasileiro desde 1951, a Adria pertence ao portfólio de marcas da M.Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, companhia do setor de alimentos listada no Novo Mercado da BM&FBovespa. A M.Dias Branco produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos. É líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil e é a sexta em massas e a sétima em biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 16 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.

Você pode gostar...