O KEZ Bagel, café do Museu Judaico de São Paulo, comemora a festa judaica de Purim com novidade

O KEZ Bagel, café do Museu Judaico de São Paulo, comemora a festa judaica de Purim com novidade
Foto: KEZ Bagel

O KEZ Bagel, simpático café do Museu Judaico de São Paulo, estará servindo durante esta semana fornadas do doce Oznei Haman, também conhecido como Hamantaschen. O Oznei Haman é um biscoito recheado que se come durante a festa judaica de Purim, que acontece na próxima semana.

O doce é feito com semente de papoula, mas normalmente é reinterpretado com deliciosos ingredientes: damasco, nutella e tâmara. Purim é considerada a mais feminista das festas judaicas, pois celebra os feitos de duas grandes rainhas: Vasthi, que se recusou a servir o rei em uma festa de homens bêbados e Esther, que enfrentou um rei para salvar o povo judeu de um genocídio. A tradução de “Oznei Haman” é “orelha de hamam”, remetendo ao corte das orelhas de um homem perverso. No judaísmo, há muitas interpretações e traduções das histórias bíblicas, e essa é uma delas.

A receita deste histórico pastelzinho também está presente na exposição permanente “A Vida Judaica” no MUJ, na área dedicada à festa de Purim, com direito a tutorial em vídeo.

Receita:

Oznei Haman

2 colheres de sopa de leite

1 ovo batido

1 colher de chá de extrato de baunilha

Sal

250 g de açúcar

120 g de manteiga sem sal

250 g de farinha de trigo

Geleia de damasco (ou da preferência)

Açúcar de confeiteiro

Você pode gostar...