Chef explica como criar um cardápio respeitando os ingredientes da estação

Chef explica como criar um cardápio respeitando os ingredientes da estação
Foto: Henrique Campos, do Figurate Italian Food

Henrique Campos, do Figurate Italian Food, aposta em ingredientes sazonais para garantir um cardápio diversificado e saboroso

Selecionar ingredientes da estação para elaborar um cardápio é buscar inspiração na natureza. Segundo o anuário de 2021 da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), além dos benefícios para a saúde individual, cresce o número de consumidores que consideram também a saúde do meio ambiente ao escolher alimentos e bebidas.

De um modo geral, os consumidores estão mais atentos à alimentação responsável e preocupados em tornar sua comunidade e o planeta mais sustentáveis. Nesse sentido, os ingredientes da estação têm muito a contribuir. “Explorar gastronomicamente é saber que o produto da estação vigente terá um sabor diferenciado, pois o clima influencia no sabor”, explica o chef Henrique Campos, do Figurate Italian Food, de Curitiba (PR).

A dica do chef é sair em expedições para conhecer a agricultura local, pequenos produtores, explorar as regiões de cultivo e estabelecer vínculos. Para aqueles que, como ele, atuam em Curitiba, recomenda consultar o site da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do estado e do município para consultar os produtos comuns à estação.

Por considerar a influência do clima, vale lembrar a crise hídrica que atinge várias regiões do país, em especial, a Região Sul. A falta de água prejudica lavouras, do plantio à colheita, e o desenvolvimento dos alimentos. Sobretudo ocasiona impacto socioeconômico.

O chef recomenda observar a sazonalidade para guiar o cardápio e garantir melhores preços e economia. “Um chef atento às sazonalidades da sua região pode brincar com o seu cardápio, criar experiências gastronômicas sustentáveis e conscientes”, reitera.

Um dos exemplos desta prática é a pizza Sfizio do Figurate, que o chef Henrique retira do cardápio ao final da temporada do milho. Versão do clássico americano “corn e bacon”, essa é uma criação autoral do chef, feita com massa de fermentação natural, molho de tomate, queijo asiago, milho refogado e pancetta curada.

“Como dou preferência a produtos da estação, frescos e, se possível, orgânicos, faço alterações constantes no cardápio, respeitando as sazonalidades. A pizza Sfizio, por exemplo, é uma séria candidata a retornar assim que os produtores de milho finalizarem a próxima colheita”, anuncia ele.

O Figurate Italian Food atua especialmente por delivery, pelo IFood ou pelo WhatsApp 41 9246-0112. Para quem prefere retirar no balcão ou mesmo desfrutar do ambiente, o endereço é Rua Deputado Carneiro Campos,159.

Você pode gostar...