Receitas à base de iogurte para os Intolerantes à lactose

Receita de Smoothie de frutas vermelhas com maracujá

A ingestão de alimentos lácteos vem provocando muitos questionamentos entre a população, principalmente para quem sofre de intolerância à lactose. Uma alternativa para esse problema é o consumo de iogurte.

Isso porque durante a sua fabricação, ocorre a fermentação do leite por bactérias lácticas, que quebram a lactose (açúcar do leite) tornando o iogurte um alimento com teor reduzido de lactose quando comparado ao leite. Esta redução pode variar de 25% a 50%, e faz do iogurte a principal alternativa para pessoas que apresentam níveis mais leves de intolerância à lactose. A reintrodução gradual de derivados do leite auxilia para uma melhor digestão, suprindo as necessidades de cálcio e outros importantes nutrientes do organismo.

Receita de Shake de frutas com gengibre

O que é Intolerância à Lactose

A lactose é o açúcar do leite e é metabolizada pelo organismo através da enzima lactase. É importante ter em mente que a exclusão total e definitiva da lactose da dieta deve ser evitada, pois pode acarretar em prejuízo nutricional, em especial de cálcio, podendo estar associada com diminuição da densidade mineral óssea e a ocorrência de fraturas no futuro. Estudos afirmam que a maioria dos intolerantes à lactose podem ingerir até 12g/dia de lactose, (equivalente a cerca de um copo de leite) sem apresentar sintomas adversos.

Com o iogurte é possível incorporar a lactose na dieta de quem sofre de intolerância de uma forma saudável e prazerosa, garantindo todos os benefícios provenientes desse alimento. Abaixo algumas receitas preparadas e desenvolvidas especialmente para pessoas que sofrem desse problema. Os níveis de intolerância à lactose variam de pessoa para pessoa e por isso é importante sempre consultar um nutricionista para avaliar o consumo de alimentos lácteos.

Você pode gostar...