Saiba como se tornar especialista em vinhos?

Saiba como se tornar especialista em vinhos?
Foto: Pixabay

Por Marina Bufarah de Souza*

Esta semana, comemora-se o Dia Nacional do Sommelier (29 de agosto), data em que a profissão foi regulamentada no Brasil, em 2011. Em visitas a vinícolas e restaurantes, os apaixonados por vinhos se encantam com as explicações de sommeliers e podem chegar a pensar que eles têm a profissão dos sonhos, pois passam o dia todo degustando vinhos. É bem verdade que, às vezes, precisam degustar vinhos, mas por trás de cada palavra dita, tenha certeza que há um longo caminho de estudos percorrido.

A Lei 12.467/11, que regulamenta a profissão, define como sommelier o profissional que “executa o serviço especializado de vinhos em empresas de eventos gastronômicos, hotelaria, restaurantes, supermercados, enotecas e em comissárias de companhias aéreas e marítimas”. Entre as atividades exclusivas do sommelier, estão o planejamento, a organização e a execução do serviço de vinhos, o atendimento de clientes e ensinar sobre a área em instituições especializadas.

Os profissionais da área podem trabalhar desde a indústria até em ambientes comerciais, passando por áreas como elaboração de cartas, processos de qualidade, treinamentos e até mesmo criação de espaços mais atrativos para a degustação. É uma profissão bem ampla, capaz de abrir portas também em outros segmentos de bebidas e gastronomia.

É normal ouvir histórias de sommeliers que foram se interessando pelo universo dos vinhos aos poucos, fazendo cursos, estudando o assunto até decidirem seguir carreira como especialistas. Eu mesma comecei dessa forma despretensiosa, sem grandes expectativas, mas confesso que não me imagino mais fazendo outra coisa! Hoje, junto com a Thamirys Schneider e sob liderança da Cibele Siqueira, atuo na elaboração e revisão de todo conteúdo técnico que a Wine compartilha com os amantes de vinho no site, na revista mensal, nas lives, nos podcasts nos clubes de experiências e nos eventos de degustação e harmonização da marca.

Como se tornar um sommelier?

Ser um bom sommelier exige muito aprendizado e interesse sobre tendências, novidades e tudo que acontece nos terroirs pelo mundo afora. Além disso, é preciso desenvolver uma abordagem didática para falar sobre vinhos de uma maneira acessível e interessante, que possa ser facilmente assimilada e colocada em prática. Afinal, proporcionar uma experiência ímpar aos amantes dessa arte é uma grande responsabilidade.

Se você tem interesse em se aprofundar nos estudos de vinhos, fazer um curso de sommelier certamente te ajudará, mas não será suficiente para você atuar no mercado. Se seu interesse for profissional, recomendo que invista em especializações na área e busque ganhar experiência prática. Além disso, saiba que é um mercado em que os profissionais nunca param de estudar, pois as mudanças acontecem a todo instante, entre elas, as adaptações e as flexibilizações de produtores tradicionais ao redor do mundo geradas pelo aquecimento global e outras mudanças climáticas.

Agora, se a sua vontade é apenas aprender um pouco mais sobre vinhos, sem necessariamente trabalhar na área, também é possível. Há muitas pessoas que vão atrás de conhecimento só para saber escolher melhor seus rótulos e entender mais como harmonizá-los. Há muitos cursos técnicos no mercado que podem pautar seus estudos e acompanhá-los com diversas degustações práticas vão construir experiências incríveis, além de consolidar seus conhecimentos. Muitas vinícolas oferecem cursos, tem diversos livros que você pode ler e, claro, muita informação on-line. Para aprender, basta amor, disciplina e dedicação.

E, para fechar, uma questão que sempre gera dúvidas: as diversas nomenclaturas que existem no mundo dos vinhos. Qual a diferença entre enólogo e sommelier? É bastante simples. O enólogo é o responsável pela produção do vinho e tudo que envolve sua elaboração antes de ir ao mercado. Quando comercializado, o vinho passa para as mãos do sommelier, que compartilha conhecimento sobre os produtos aos quatro cantos. E quem é o enófilo nessa história? Enófilos são os amantes e apreciadores dos vinhos, que cá entre nós, ficaram com a parte mais prazerosa dessa história!

Você pode gostar...