Salmão: um banquete para a saúde, um deleite para o paladar

salmaoooReconhecido como um dos alimentos mais completos do mundo, o salmão tem conquistado espaço à mesa e forte admiração entre os brasileiros, tendência que pode ser diretamente relacionada às escolhas mais saudáveis e conscientes de um consumidor cada vez mais comprometido com a qualidade de vida.

Fonte de proteínas e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, o pescado também concentra altas quantidades de ácidos graxos Ômega-3, espécie de gordura do bem não sintetizada pelo corpo humano e responsável por incontáveis benefícios à saúde.

Verdadeiro amigo do coração, o nutriente auxilia na redução dos níveis do colesterol, mantém a flexibilidade das artérias e veias, a força do músculo cardíaco e ajuda a reduzir a pressão arterial, diminuindo assim o risco de ataque cardíaco.

A atuação dos ácidos graxos, em parceria com a vitamina D e o Selênio presentes no pescado, aumenta consideravelmente a sensibilidade do nosso corpo à insulina, o que facilita a absorção de açúcar e equilibra os níveis da glicemia no sangue, ajudando na prevenção de doenças metabólicas como o D Diabetes.

Nos olhos, o Ômega 3 funciona prevenindo a degeneração macular, o ressecamento e a fadiga ocular, o que comprova a teoria de que quanto mais regularmente uma pessoa consumir peixes gordurosos, como é o caso do salmão, melhor será sua visão.

O nutriente também contribui com o cérebro, melhorando a memória e os níveis de concentração por mais tempo. Junto com as vitaminas A, D e o selênio presentes no salmão, estes ácidos graxos protegem o sistema nervoso contra a degeneração natural da idade e atuam como antidepressivos, ajudando a relaxar o cérebro e tendo seu consumo recomendado, inclusive, para o tratamento das Doenças de Alzheimer e Parkinson.

Além de oferecer tantas vantagens para o organismo, o salmão ganha pontos quando o assunto é manter uma aparência mais jovial, já que seu consumo está associado à melhoria da textura da pele e o brilho dos olhos, cabelos e unhas.

“Para combinar sabor e saúde no prato, a dica é manter o consumo do salmão de duas a três vezes durante a semana. Conhecido por sua versatilidade, o peixe de sabor marcante e textura tenra é a escolha ideal para as donas de casa que buscam opções rápidas. Algumas receitas com salmão levam no máximo 10 minutos para serem preparadas. E o sucesso é garantido, seja ele grelhado, assado, cru ou ao molho!”, enfatiza Melanie Whatmore, gerente da marca Salmón de Chile, marca que promove o consumo do salmão chileno no exterior.

Salmón de Chile
De uma parceria entre ProChile – Direção de Promoção de Exportações, órgão vinculado ao Ministério de Relações Exteriores do Chile – e a indústria de salmão chilena, nasce, em 2012, a marca Salmón de Chile, idealizada para promover e potencializar o consumo do salmão no mundo. O Brasil foi o país escolhido para o início de suas ações por ser o mercado com melhores projeções para a venda do produto sendo, atualmente, o terceiro mais importante para a indústria. A marca tem como principal objetivo tornar o consumo de salmão um verdadeiro estilo de vida para seus consumidores.

Comida e Receitas

Fundado em 2007, o site Comida e Receitas tem como objetivo ser referência do setor, para isso vai além do feijão com arroz e conta com milhares de receitas incluindo receitas típicas, regionais e até internacionais, além de dicas, glossário, matérias e especiais temáticos.

Você pode gostar...