São Paulo ganha espaço sobre a origem do cacau e chocolate brasileiros

cacauimage009A Harald, empresa 100% brasileira com tradição centenária na fabricação de chocolates, e a Chocolat Des Arts, boutique de chocolates, inauguraram na quinta-feira, 21 de agosto, o Espaço Experiência Chocolate Gourmet Brasileiro, que conta a história da fabricação do chocolate desde a plantação e colheita do cacau até o produto chegar ao consumidor final. Na ocasião também foi lançada uma nova linha de bombons com sabores das gastronomias brasileira e europeia totalmente desenvolvida com chocolates gourmet de origem 100% brasileira.

Todas as fases da produção estão detalhadas em painéis que foram fixados em uma árvore feita com madeira de reflorestamento de 12 metros de comprimento, montada no interior da loja. O visitante que for à Chocolat Des Arts poderá conhecer a história da produção do cacau, tocar as amêndoas e nibs (interior da semente), ver a manteiga de cacau e mexer uma massa de chocolate. Além disso, poderá ver a única árvore de cacau de verdade plantada no interior de uma loja. O cacaueiro, de cinco anos, tem mais de seis metros de altura e no momento está carregado de frutos.

A nova linha de bombons assinada pelo chef chocolatier Javier Guillén e pela Chocolat Des Arts foi criada a partir dos chocolates de origem 100% brasileira da linha Harald Unique e a mistura de ingredientes brasileiros, como o óleo de pequi (fruta originária do cerrado brasileiro), a imburana (a canela do pantanal) e a pimenta mático (originária da Amazônia). Da França, Guillen traz a avelã e a baunilha, ingredientes tradicionais da confeitaria europeia.

“Nosso objetivo com esse trabalho é mostrar para o consumidor que sem um cacau de qualidade não é possível fazer um bom chocolate. Só conseguimos criar a linha Unique porque existem produtores de cacau no Brasil que estão preocupados com a qualidade do fruto”, explica Ernesto Harald, presidente da empresa.

“O consumidor brasileiro pouco conhece sobre as características do chocolate gourmet de qualidade. Queremos mostrar todo o processo e cuidados que existem para a produção de um bom chocolate. O Brasil tem cacau premiado como o melhor do mundo, permitindo que fabricantes e chocolatiers produzam chocolate de qualidade reconhecida internacionalmente”, declara Cintia Sanches Lima, sócia fundadora da Chocolat Des Arts.
Serviço:

Chocolat Des Arts Boutique de Chocolates
Rua: Diogo Jacome, 360 – Vila Nova Conceição
Das 10h às 19h
Até 15 de setembro

Sobre a Chocolat Des Arts

A Chocolat Des Arts é uma boutique especializada em chocolates gourmet, inspirados em arte. Os chocolates são artesanais, confeccionados em delicadas formas e cores que mais parecem pequenas obras de arte. Feitos com matéria prima de alta qualidade chocolate 100% brasileiro, com cacau da Bahia e Amazônia orgânico, é um chocolate de primeira linha na gastronomia que oferecem textura cremosa, produzidos com 100% de manteiga de cacau, ausência de gorduras hidrogenadas, aromatizantes e conservantes artificiais, além da seleção de cacau das melhores plantações do Brasil premiadas no Salon Du Chocolat na França.

Sobre a Harald

Há 32 anos no mercado, a Harald é uma companhia 100% brasileira, com tradição centenária familiar na fabricação de chocolate, líder no mercado de coberturas e segunda empresa de chocolates no mercado B2B com uma produção anual de mais de 90 mil toneladas.

Faz parte do seu portfolio marcas Harald Unique – linha com alto teor de cacau e a mais sofisticada e completa coleção de chocolates de origem já produzida no Brasil -; Harald Melken – linha do mais puro e cremoso chocolate; Harald Melken Doce Cozinha – linha direcionada exclusivamente para confeitaria caseira que apresenta soluções para toda a família –; Harald Melken Decor – linha de produtos decorativos para chocolates e coberturas que agregam valor para diversos tipos de produtos –; Harald Top, o original – líder de mercado, é a única cobertura fracionada que garante sabor e textura mais próximos do puro chocolate –; Harald Confeiteiro, o primeiro – linha de coberturas fracionadas em suas diversas formas voltada para panificação, confeitaria, sorveteria, chocolataria e outros segmentos doces – e a Harald Confeiteiro Raspar e Cobrir, responsável pelo toque final nas receitas.

A Harald atua em um parque industrial moderno em Santana de Parnaíba, no interior de São Paulo, onde atuam mais de 600 colaboradores, produzindo um portfólio de produtos com a mais alta tecnologia que coloca a empresa entre os principais fabricantes de chocolates e coberturas da América Latina. A Harald é uma das principais fornecedoras de chocolate para o mercado interno e exporta para mais de 30 países.

Você pode gostar...