Você sabe como armazenar corretamente os seus vinhos? Confira as dicas da Evino

Você sabe como armazenar corretamente os seus vinhos? Confira as dicas da Evino
Foto: Pixabay

Entrar no universo do vinho é uma caminho sem volta. Uma garrafa pode guardar muitas histórias – tanto quanto da origem da uva e do responsável pelo seu cultivo, quanto pelos admiradores que marcaram uma época, como o Bon Jovi e o seu indispensável vinho rosé.

A verdade é que desfrutar dos momentos deliciosos que uma boa taça de vinho oferece pode ser mais fácil do que parece. Para que você possa tornar a experiência da degustação ainda mais especial, Augusto Alves, sommelier da Evino, preparou dicas de como armazenar rótulos e escolher a taça ideal para cada vinho.

É possível manter a qualidade dos seus vinhos favoritos em casa, mas para isso é preciso seguir algumas recomendações para preservar o sabor e a qualidade da bebida. Uma delas é manter seus rótulos num local sem iluminação (especialmente sem incidência de luz direta) e longe de fontes de calor, como armários ou perto do fogão.

“O ideal é apostar em lugares frescos que não tenham muita variação de temperatura para que o vinho não desenvolva aromas e sabores desagradáveis. Mas não precisa construir um porão só para armazenar suas bebidas, basta encontrar um lugar mais escuro e mais fresco – especialmente se você não planeja guardar os vinhos por um período de tempo muito longo”, explica Alves. O sommelier não recomenda manter os rótulos fechados na geladeira ou próximos a alimentos e temperos, uma vez que a baixa temperatura e os cheiros também comprometem o sabor do vinho.

Além da questão do calor e da luz, é preciso avaliar também o tipo de vedação da garrafa. “Se os rótulos são fechados com uma rolha de cortiça, é importante guardá-los deitados para que a rolha se mantenha úmida e não resseque, afinal isso pode comprometer a vedação. Já os vinhos que vem com tampa de rosca ou rolha sintética são diferentes e podem ser armazenados em pé”, afirma o sommelier

Uma outra dica interessante para melhorar sua degustação é entender um pouco melhor sobre os tipos de taça, uma vez que a altura ou espessura podem mudar a experiência da degustação. “Por ter bojo grande e aro fechado, a taça Bordeaux é uma das mais utilizadas e perfeita para os vinhos encorpados e com maior concentração de taninos como o Cabernet, Tannat e Merlot”, explica Alves. “Já a taça Borgonha, que tem um bojo com formato de balão, tem uma área de oxigenação maior o que permite à bebida poder respirar mais, oferecendo outras possibilidades de aroma. Além disso, essa taça diminui a acidez e acentua algumas características de vinhos maduros, sendo ideal para vinhos brancos com passagens em barricas e tintos aromáticos com diversidades de sensações, como o Amarone, Nebbiolo e Pinot Noir”.

Nas datas comemorativas ou passagem de ano, o espumante não fica de fora. Para degustar a bebida, é ideal usar uma taça que represente as suas características sofisticadas, como a Flute. “O bojo fino e alongado mantém o perlage, a famosa borbulha, por mais tempo. O seu formato elegante também limpa o paladar, equilibra os sabores e intensifica a experiência levando o aroma diretamente para o nariz”, conclui o sommelier

Você pode gostar...