1º de fev.: Dia do Tomate: fonte de vitaminas e nutrientes, a fruta possui ação antioxidante e anti-inflamatória

1º de fev.: Dia do Tomate: fonte de vitaminas e nutrientes, a fruta possui ação antioxidante e anti-inflamatória
Foto: Cepêra

Cepêra possui mais de 233 hectares de plantio e projeta colher cerca de 20 toneladas em 2022

O tomate reúne uma série de atributos importantes para a saúde, e hoje, dia 1o de fevereiro, quando se comemora o seu dia, vale a pena ressaltar alguns deles.

A fruta contém substâncias anti-inflamatórias, vitaminas A, C, K, complexo B e minerais, e como também possui licopeno, um antioxidante que ajuda a proteger a pele contra os danos causados pelo sol, auxilia na proteção solar e ainda melhora o aspecto da pele.

Além disso, a visão é beneficiada com seu consumo regular, graças à alta quantidade de vitaminas A e C que possui. Aos ossos, ajuda a combater a osteoporose devido à presença de vitamina K e cálcio. Reduz problemas capilares e ajuda no equilíbrio dos níveis de pH, e também na diminuição dos níveis de açúcar no sangue. Quer mais? Previne câncer, melhora as noites de sono, reduz a pressão arterial e a dor crônica por conta da presença de agentes anti-inflamatórios como bioflavonoides e carotenoides.

Ou seja, razões não faltam para incluir tomate em seu dia a dia, seja in natura ou por meio de receitas em que o fruto esteja presente.

Hoje, a Cepêra conta com um mix variado de condimentos e molhos à base da fruta, com o propósito de prover sabores e experiências àqueles que amam cozinhar, sejam profissionais ou amadores.

E, ciente de sua responsabilidade com os consumidores, a Cepêra, tem o maior cuidado com a fruta, desde seu plantio até o seu processamento à chegada nos pontos de venda.

Hoje conta com 233 hectares dedicados e parceiros que atendem às variadas exigências além da qualidade, como níveis tecnológicos que o mesmo possui, topografia do terreno e distância até a fábrica.

Como explica o gerente agrícola da Cepêra, João Ferreira Junior, a Cepêra tem um cuidado muito grande na escolha de seus parceiros e observa os mínimos detalhes de cada, como por exemplo o tipo de solo. “Solos muito argilosos podem ocasionar baixa qualidade da polpa, devido à grande quantidade de ‘torrões’ que se formam na preparação do solo para o cultivo do tomate, e por isso, sempre damos preferência a solos mais arenosos ou mistos”, diz. “O equipamento que o produtor utiliza para o perfeito controle das pragas e doenças agrícolas também é muito importante, pois somente com equipamentos adequados, é possível garantir a qualidade de nossos tomates no campo”, complementa.

E mais: os parceiros, seguem as recomendações técnicas da Cepêra, no qual, só podem ser utilizados produtos com registro no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). “Sempre respeitamos o período de carência dos produtos, uma vez que, antes de darmos início a colheita, é feita uma análise dos tomates em laboratório, para averiguar se há traços de defensivos agrícolas”, explica o gerente.

Na Cepêra, a colheita é feita mecanicamente, quando os tomates atingem maturação de 90%, pois tal medida é primordial para garantir a qualidade da fruta, consequentemente de seus molhos. “A colhedora conta com o seletor de tomate verde, no qual é responsável pela retirada mecanicamente do tomate verde, garantindo 98 % de maturação das frutas”.

“Em 2021 colhemos 12 toneladas de tomate e para este ano esperamos chegar a 20 toneladas”, estima Junior. As colhedoras têm capacidade de colher 40 toneladas por hora, fazendo limpeza de ramos folhas e o descarte das frutas verdes, passando para o caminhão somente frutas maduras.

Você pode gostar...