4 dicas e terrores do mundo do vinho para o Halloween 

4 dicas e terrores do mundo do vinho para o Halloween 
Foto: shutterstock_141046582

Sommelière da Wine comenta situações que podem ser um verdadeiro pesadelo para quem é apaixonado por vinho

Você está andando pela rua e quando se dá conta, acabou de passar embaixo de uma escada. Você sabe o que isso significa? Muito azar! Com a chegada do Halloween e nossa paixão pelo mundo do vinho, convidamos a sommelière da Wine, Marina Bufarah de Souza, para compartilhar conosco alguns terrores que acontecem no mundo do vinho e que podem te assombrar!

Faz 34°C na sombra, você está sedento por um vinho e quando abre o armário: só encontra os tintos bem estruturados que sobraram do inverno e que você achava que combinavam com todos os momentos, menos esse! O calor típico do nosso país pede um vinho refrescante, como os espumantes, brancos ou rosés, daqueles que tomamos mais geladinhos, com menor teor alcoólico, acidez vibrante e que não podem faltar na adega!

Seus vinhos acabaram de chegar e você pede ajuda do seu vizinho ou vizinha para guardá-los, enquanto chega da sua viagem de férias. Eis que, cheio de boas intenções, guarda os vinhos na co-zi-nha! Dias depois, você decide ver sua série preferida com aquela taça do vinho que você adora e quando coloca na taça, tem algo errado: a coloração é suspeita, no nariz, os aromas estão desagradáveis, remetendo a frutas passadas, na boca nada de frescor, o que será que aconteceu? Teria esse vinho sido mal armazenado e estragado? Sim, seu pior pesadelo é real!

Guardar os vinhos na cozinha é um péssimo negócio, a temperatura deste ambiente não é estável, acaba sendo elevada em muitos momentos, a iluminação pode incidir diretamente nas garrafas, prejudicando sua coloração, entre outras situações corriqueiras que acabam prejudicando a paz que seu vinho precisava. Na próxima, dê a dica para quem te ajude guardar seus vinhos em um local com pouca iluminação, temperatura constante e amena, zero vapor e trepidações para guardar seus queridinhos.

Depois de uma noite animada de pizza e vinho com os amigos, você acorda com a cabeça explodindo, boca seca, mal estar. Será que foi mais um pesadelo? Mas a sensação não passa, nem depois de levantar da cama. Ela veio te aterrorizar, sim, a ressaca!! Ninguém merece esse mal depois de momentos tão prazerosos e para evitar essa assombração não se esqueça de beber bastante água com seu vinho e, claro, beber com moderação.

O dia está lindo, pedindo um piquenique no parque, regado a bons vinhos. Você combina com uma amiga de levar uma cesta com vários comes e ela fica encarregada dos vinhos. Chegando no parque… tudo em ordem, exceto por um detalhe básico, o vinho veio quente! Vinho fora da temperatura é um terror!! Para evitar surpresas desagradáveis, mantenha seus espumantes, brancos e rosés na geladeira e na hora da degustação em um balde com gelo, para garantir uma experiência saborosa. Os tintos também precisam ser resfriados, já que a nossa temperatura ambiente está sempre acima dos 18°C. Meia horinha na geladeira e os vinhos já alcançam a temperatura perfeita para degustação e, se tiver uma adega, mantenha os vinhos entre 14°C e 16°C.

Você pode gostar...