“Avestruz Wellington” é o Prato da Boa Lembrança 2022 do Restaurante La Caceria, em Gramado
Tania Godoi, chef e gerente de A&B do Hotel Casa da Montanha, se inspirou num clássico inglês para criar uma receita marcada por texturas, cores e contraste de sabores.
A partir do dia 04 de março, quem for ao La Caceria, restaurante especializado em caça, que fica dentro do hotel Casa da Montanha, em Gramado, já pode pedir o novo prato do cardápio lançado para integrar a seleção 2022 da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança.
A inspiração para o prato, batizado de “Avestruz Wellington”, surgiu de uma conversa sobre clássicos da gastronomia que a chef e gerente de A&B Tania Godoi teve com um dos diretores do hotel; daí ela começou a (re)criar este clássico usando a carne de avestruz e ingredientes locais: para o mil folhas de batata que acompanha o filet, por exemplo, ela usou a variedade baroa, confitada em finas lâminas na manteiga. Para dar textura, contraste de sabor e cor no prato, Tania optou por uma couve orgânica crocante, salteada na panela, com amêndoa torrada e temperada com sal e raspas de limão. E no fundo do prato é colocado um demi-glace (caldo gelatinoso) de carne de caças, típico do local. “Todos esses ingredientes juntos completam a experiência ao dar uma garfada na carne de avestruz, que é saudável, magra, muito saborosa e que se come mal passada”, ensina.
O bife wellington, ou wellington steak – um filé mignon embrulhado em massa geralmente folhada e assado no forno, é um prato típico da cozinha inglesa, apreciado pelo efeito elegante à mesa e de irresistível suculência. O nome homenageia o comandante britânico que, apoiado pelo general prussiano Gebhard von Blücher, derrotou Napoleão Bonaparte na Batalha de Waterloo, em 1815. Chamava-se Arthur Wellesley (1769–1852), nasceu na Irlanda e morreu na Inglaterra, aclamado como herói e soberbamente recompensado. Recebeu o título de primeiro duque de Wellington – daí o nome do prato – justamente graças às vitórias contra as tropas napoleônicas.
O “Avestruz Wellington” (R$199,00) é o prato do La Caceria que integra a Boa Lembrança, associação que nasceu em 04 de março de 1994, em Petrópolis (RJ). A proposta é representar um grupo de restaurantes que prima pela excelência e qualidade nos serviços, promovendo e divulgando a diversidade do setor através das peculiaridades regionais e do associativismo. A ideia chegou no Brasil com o italiano Dânio Braga, fundador que, inspirado pelos costumes que trouxe da região onde nasceu, resolveu estimular o hábito de se levar uma lembrança depois de uma boa refeição. Foi assim que surgiu o Prato da Boa Lembrança, uma peça exclusiva em cerâmica que os clientes levam para casa depois de comer em um dos restaurantes associados.