Dicas para harmonizar vinhos com chocolate

Dicas para harmonizar vinhos com chocolate
Foto: Wine

O chocolate, iguaria desenvolvida a partir da amêndoa fermentada e da torra do cacau, é um dos alimentos queridinhos dos brasileiros. Difícil encontrar alguém que resista a degustá-lo, ainda mais no Dia Mundial do Chocolate, celebrado em 07 de julho. E, para garantir experiências especiais na data, Thamirys Schneider, sommelière da Wine, traz dicas para harmonizar pratos à base de chocolate com vinhos.

Em pratos salgados ou doces, o chocolate compõe os mais diversos sabores e proporciona várias experiências e sensações. Sim, você leu certo! A especialista observa que, embora o brasileiro não possua o costume de consumir pratos agridoces, em que ocorre a mistura do salgado com doce, essa combinação é muito difundida no mundo inteiro.

“O chocolate é um item extremamente versátil, mas, para que os pratos sejam um sucesso, é preciso entender a estrutura da receita. Além disso, é necessário estar atento à origem do cacau e ao seu percentual na composição do chocolate que será usado. Em pratos salgados, algo que por exemplo é comum na gastronomia mexicana, o ideal é considerar chocolates com maior percentual de cacau, ou até mesmo os nibs de cacau”, esclarece Thamirys.

E, para harmonizar iguarias à base de chocolate com vinhos, veja algumas sugestões da sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil.

Para começar, uma boa pedida é uma Tartine de costela suína desfiada ao molho de chocolate 70% com especiarias no pão australiano. O cacau está presente no pão e no molho fazendo uma excelente combinação agridoce, sendo um agradável contraste com o salgado da costela, além de proporcionar equilíbrio com a gordura da carne. Para uma harmonização de excelência, aposte em um vinho tinto com boa acidez para ajudar a limpar a untuosidade do paladar, que tenha taninos macios, que apresente notas de especiarias para somar aos toques de pimenta do reino e cravo da receita e que possua um maior residual de açúcar para compor o molho de cacau. Um vinho interessante, nesse caso, é o Dadá Nº 3 Art Wine Cabernet – Syrah 2020, uma explosão de sabores.

Um outro prato que surpreende na combinação de sabores é o filé mignon com molho de chocolate amargo, uma receita ideal para surpreender em um jantar especial. Para a harmonização, considere em um vinho tinto mais estruturado, com notas de cacau e que tenha um residual de açúcar maior. O Velar D.O.C. Primitivo di Manduria 2019 apresenta a potência e elegância ideal para acompanhar esse prato. Trata-se de um exemplar encorpado, com taninos sedosos e final com notas de cacau. Sem dúvida, uma harmonização marcante.

É claro que não pode faltar uma sobremesa com presença intensa de chocolate: é a torta de chocolate com frutas vermelhas. Se a opção de receita for bem adocicada, é interessante trazer um vinho com elevado residual de açúcar, de preferência mais doce do que a sobremesa. Se a escolha for um vinho muito seco, pode deixar uma sensação desagradável na boca. Como esta sobremesa tem maior teor de açúcares e gorduras, o vinho deve ser mais encorpado. Uma combinação de sucesso é o Uncle Joseph Marsala Superiore Rubino Dolce D.O.C. 2015, um exemplar potente, adocicado, com notas de frutas vermelhas e muito saboroso.

E, para quem é do time do chocolate branco, a aposta pode ser uma mousse de chocolate branco com creme de limão, que vai maravilhosamente bem com o Espumante Dadá Nº 7 White Sweet. Ele é leve, refrescante e tem um alto residual de açúcar. As notas cítricas e florais vão somar nos aromas e sabores da mousse, assim como seu dulçor, criando um terceiro sabor ainda mais agradável. Uma combinação delicada, vibrante e muito refrescante!

Agora, para quem deseja celebrar o Dia Mundial do Chocolate, apenas na companhia de bom pedaço de chocolate, sem receitas muito elaboradas, a dica de ouro é sempre ficar atento à estrutura desse chocolate, ou seja, à porcentagem de cacau presente. Se tiver amêndoas, frutas, menta ou especiarias, isso também deve ser considerado na escolha do vinho. Lembrando que a recomendação é que o vinho seja sempre mais doce e intenso que o chocolate. Consulte o site da Wine para mais opções para suas harmonizações!

Você pode gostar...