Alimentação saudável sem sacrifícios: veja mitos e verdades 

Alimentação saudável sem sacrifícios: veja mitos e verdades 
Foto: Pixabay
  • Por Liz Galvão, nutricionista parceira da Verde Campo

O principal objetivo de quem busca um nutricionista geralmente é o emagrecimento. A desejada perda de gordura corporal pode ser buscada por estética, melhora da autoestima, mas também por saúde, para prevenir diabetes, doenças cardiovasculares, dores articulares e mais.

Porém, a alimentação saudável vai muito além de “apenas” emagrecer. Bons hábitos à mesa trazem longevidade, melhoram o sono, ajudam na prática de atividades físicas, contribuem para a saúde mental, aumentam energia e disposição, melhoram o funcionamento do intestino, a imunidade, e ainda são aliados no combate a doenças.

O problema é que muitos pensam que para ter uma alimentação saudável é preciso fazer sacrifícios e só comer comida sem graça e sem sabor. Mas isso não é verdade! O segredo para quem está começando agora essa busca é incluir mais do que excluir.

Se você gosta de pão e come ele todos os dias no café da manhã e no jantar, a sugestão é você continuar comendo, optando por recheios mais saudáveis como ovos e queijos leves, por exemplo.

A segunda opção é reduzir a quantidade de açúcar, gordura, entre outros, ou diminuir a frequência: evite comer todos os dias, mas não exclua de uma vez o alimento que você gosta. O mesmo serve para álcool, doces, produtos industrializados, frituras. Procure também incluir na dieta alimentos que são mais saudáveis como frutas, verduras, legumes, etc e até mesmo industrializados que contenham ingredientes de origem natural em sua composição, mas que você goste de comer! Depois que você passar dessa fase, pode ir experimentando e dando oportunidade a outros ingredientes, novos sabores e combinações.

Veja abaixo quatro mitos sobre alimentação saudável e aposte no seu próprio estilo para criar hábitos melhores e compatíveis com sua vida!

MITO 1 – Comer pouco, comer muito menos do que você necessita ou ter uma alimentação muito restrita

Não sei se você já falou ou ouviu alguém falando a seguinte frase: “Mas eu como tão pouquinho e não emagreço!”. É bem comum! Todo organismo precisa de uma quantidade suficiente de energia para funcionar bem e ela é obtida através dos alimentos! Se a gente restringe a oferta de energia que o corpo necessita, ele passa a não funcionar como deveria, inclusive prejudicando o metabolismo e retardando a queima de gordura.

MITO 2 – Cortar carboidrato à noite ou definitivamente

O carboidrato é um nutriente fundamental para nossa saúde, imunidade, disposição, energia e para o bom funcionamento do cérebro. O problema é que as pessoas acabam generalizando o alimento e achando que tudo que contém carboidrato é ruim. O que devemos evitar são os alimentos que possuem carboidratos refinados como o próprio açúcar, farinhas brancas, que têm um alto índice glicêmico e são rapidamente absorvidos pelo organismo e muitas vezes convertidos em gordura nas nossas células. Você pode muito bem comer à noite opções ricas em fibras, como um tubérculo (uma batata-doce, cará, mandioca, batata inglesa), cereais integrais, e até frutas, contanto que você coma dentro de uma refeição equilibrada. O ideal é fazer refeições mais leves à noite, mas isso não significa que devam ser sem carboidrato. O consumo dele pela noite também pode ser uma estratégia para quem treina no dia seguinte cedinho.

MITO 3 – Comer de três em três horas acelera o metabolismo

Não existe uma regra! Cada organismo funciona de um jeito e alimentação não é um padrão. Devemos respeitar os sinais que o corpo dá de fome e saciedade. O que vai manter o metabolismo ativo é o estilo de vida do indivíduo: se alimentar bem, priorizando o consumo de alimentos naturais e de origem natural, alimentos com ação termogênica, antioxidante e anti-inflamatória. Praticar atividade física, cuidar da sua mente, fazer o manejo do estresse do dia a dia. Outra forma de manter o seu metabolismo ativo é mudar as estratégias nutricionais e a sua dieta, para o seu corpo não entrar no efeito platô, que é quando você sente que estagna e não consegue mais emagrecer. E quem vai te ajudar a estabelecer essas estratégias é um nutricionista. Uma boa dica é consumir laticínios nos lanches, como iogurtes com frutas ou até mesmo iogurtes proteicos, pois ajudam na questão da saciedade e na boa alimentação.

MITO 4 – Alimentação saudável é ruim ou sem gosto

Muito pelo contrário! A alimentação saudável e natural pode sim ser muito saborosa, além de prática e nutritiva. Existe uma infinidade de ervas, especiarias e condimentos naturais que você pode usar no preparo da sua comida que vão trazer muito sabor, além de benefícios nutricionais: cúrcuma, curry, páprica, pimentas, orégano, manjericão, alecrim, tomilho, canela, cebola, alho, coentro, salsas, cebolinha, gengibre e muito mais. Aposte na criatividade e inclua seus temperos prediletos para criar pratos saudáveis e cheios de sabor!

Entendendo que uma alimentação saudável pode ser ampla e cheia de possibilidades, aposte em receitas equilibradas, nutritivas e sem restrições. O segredo é manter a constância e, mesmo quando exagerar ou “sair da linha”, siga em frente. É normal perder o foco de vez em quando. Mas não torne isso um motivo para desistir, nem se sinta culpado. Inicie o dia seguinte normal, sem restrições, voltando a comer os alimentos saudáveis que você gosta.

Ninguém vai engordar se comer pizza um dia, da mesma forma que ninguém vai emagrecer se comer salada um dia! É o que você faz repetidamente e diariamente que vai fazer você criar hábitos, gostar do estilo de vida mais saudável e ter resultados efetivos.

Para ajudar as pessoas nesse sentido, as marcas presentes no mercado se preocupam, cada vez mais, com a qualidade dos produtos, os ingredientes selecionados e, especialmente, com o sabor.

*Liz Galvão é nutricionista parceira da Verde Campo, empresa pioneira no mercado de produtos sem lactose, englobando linhas de iogurtes, shakes, queijos, requeijão e creme de leite.

Você pode gostar...