Dia do Cocktail: descubra como surgiu o mix de bebidas que deu origem à ciência da coquetelaria

Dia do Cocktail: descubra como surgiu o mix de bebidas que deu origem à ciência da coquetelaria
Foto: Kalvelage

O objetivo dessa data é homenagear os profissionais da área responsáveis pela mistura de bebidas clássicas e sofisticadas que encantam os consumidores através de técnicas e sabores irresistíveis

No dia 18 de maio é comemorado o Dia do Cocktail. A data surgiu em 2016 e foi criada pela Associação de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) e Associação de Barmen de Portugal. O objetivo dessa data é homenagear os profissionais da área responsáveis pela mistura de bebidas clássicas e sofisticadas que encantam os consumidores através de técnicas e sabores irresistíveis.

“Uma das primeiras aparições do termo cocktail ligado à mistura de bebidas veio com a definição de bebida estimulante, composta de aguardente, açúcar, água e bitter”, explica o bartender parceiro da Kalvelage, Thiago Licastro. “Como essa definição é do século 17, e no decorrer desses anos tivemos um grande aumento na variedade de produtos e o surgimento de novas técnicas para a produção das misturas, não gosto de engessar a palavra cocktail com aguardente, açúcar água e bitter, temos que entender a regionalidade e nos adaptar, claro, manter respeito à história e suas raízes, mas acredito que um cocktail hoje é a mistura de dois ou mais ingredientes sendo um deles alcoólico”, diz Licastro.

Não existe de fato uma história que fale sobre a origem do cocktail e que seja considerada como a oficial. Misturar bebidas alcoólicas com outros líquidos é uma prática que existe desde a Grécia Antiga.

A expressão cocktail surgiu na Inglaterra, em 1798, e era usada para classificar alguns tipos de bebidas. Pouco tempo depois, o termo também acabou sendo adotado pelos norte-americanos. “Durante o período da Lei Seca nos Estados Unidos (1920-1933), os coquetéis se popularizaram, pois como as bebidas alcoólicas disponíveis eram de baixa qualidade, eles acabavam misturando com sucos e açúcar para tentar disfarçar o sabor desagradável, e o detalhe é que tudo era produzido de qualquer jeito, sem tomar cuidado com as doses ou proporções dos ingredientes”, ressalta Licastro.

Depois de um período de baixa popularidade, os coquetéis ganharam força nos anos 80 por causa das misturas com vodka. E no começo dos anos 2000 eles voltaram com tudo, e seguem firmes até hoje, graças ao empenho dos profissionais da área em resgatar essa cultura e tradição de preparar bebidas alcoólicas com outros ingredientes e frutas.

Existem algumas dicas fundamentais para quem quer preparar um coquetel com qualidade e perfeição, uma delas é sempre utilizar frutas da estação, pois elas geralmente estão mais frescas e saborosas. “Antes de espremer o suco da fruta, é importante retirar as cascas para usar os óleos essenciais, sendo que o bagaço pode produzir geleias e o restante virar adubo”, pontua Licastro.

Outro ponto importante é pesquisar bastante sobre a forma correta de utilizar as frutas e os ingredientes, pois algumas pessoas acabam acreditando em mitos ou então erram nas medidas, resultando em um coquetel com um sabor desagradável. Um exemplo clássico é achar que miolo do limão amarga o coquetel, sendo que, na verdade, o que faz com que o sabor da bebida fique amargo é amassar ou esfregar demais a casca do limão.

“As cascas das frutas também podem ser utilizadas para aromatizar bebidas, basta deixa-la descansar com cascas de abacaxi, limão ou laranja em um pote bem fechado por cinco horas”, finaliza Licastro.

Você pode gostar...