Dia do Milho: 3 coisas que você ainda não sabia sobre esse cereal

Dia do Milho: 3 coisas que você ainda não sabia sobre esse cereal
Foto: Comitê Umami

Além de trazer benefícios à saúde, o milho pode ser utilizado no preparo de receitas doces e salgadas

Saboroso, versátil e saudável. Essas três características só podem ser dele: o milho, o cereal mais cultivado no mundo. Com presença em diversas receitas e formas de apresentação, o milho faz sucesso não só em épocas festivas, como festas juninas, mas também na culinária típica brasileira com as famosas pamonhas, as espigas de milho vendidas à beira da praia e nas pipocas de cinema, que apresentam aquele cheirinho marcante que contagia.

Pensando nisso, o Dia do Milho, comemorado anualmente no dia 24 de abril, busca incentivar o consumo do cereal, que é considerado um dos mais nutritivos para a alimentação. A nutricionista do Comitê Umami, Graciela Vargas, conta que, além de estar presente em diversas receitas, o milho é um ótimo aliado na saúde dos consumidores, seja como antioxidante ou como fonte de energia. “A cada 100 g, o milho conta com 28,6 g de carboidratos, 138 calorias, 3,9 g de fibras, 6,6 g de proteínas e é um cereal que não contém glúten”, ressalta Graciela.

Confira outros benefícios que você não sabia:

1- Fonte de energia

Rico em carboidrato, o milho é responsável por fornecer energia para o corpo, garantindo o funcionamento adequado do cérebro e do sistema nervoso. Para quem faz academia, o milho é uma ótima opção para deixar a energia lá em cima.

2- É um alimento umami

O milho contém 106 mg de glutamato livre a cada 100 g de cereal, sendo considerado um alimento rico em umami – um dos cinco gostos básicos do paladar humano. O umami proporciona benefícios à saúde como o aumento da salivação, o que auxilia o processo de mastigação, além de ajudar na digestão de proteínas.

3- Contém fibras em abundância

O milho é um excelente regulador da flora intestinal, prevenindo a prisão de ventre. Além disso, ajuda na regulação do colesterol no corpo e na redução dos níveis de açúcar no sangue.

Você pode gostar...