Produção de pescado movimenta a Costa Verde & Mar na Quaresma
Dados do Grupo de Estudos Pesqueiros da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) apontam os municípios litorâneos da região como os de maior destaque na pesca nacional. Itajaí e Navegantes são os locais de maior desembarque, seguido de Porto Belo.
E no período em que os cristãos vivem a Quaresma, essas cidades e sua atividade econômica ganham ainda mais força. Locais como as colônias de pescadores e os mercados públicos lotam de pessoas em busca dos pescados para esse período religioso.
Representantes da Igreja Católica afirmam que o costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como devoção típica do tempo de Quaresma.
A carne representa o mundo material, as paixões, pecados, egoísmo, ganância; e o peixe simboliza alimento de vida e símbolo da ceia eucarística. Por isso, para o catolicismo, o importante é que o jejum seja acompanhado de oração, caridade e penitência.
Para acompanhar a movimentação, uma dica de pescado simples e fácil de fazer. Vale para esse período religioso, mas também para qualquer outra época do ano.
Sugestão de receita: Anchova grelhada
COSTA VERDE & MAR
Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar – CITMAR
Rua Luiz Lopes Gonzaga, 1655, São Vicente, sala 02 – Itajaí – SC
www.facebook.com/costaverdemar | www.twitter.com/CostaVerdeMar
www.costaverdemar.wordpress.com | http://www.costaverdeemar.com.br/