Vai acampar nos feriados de novembro? Leve latas de aço com você!
Além de alimentos práticos e nutritivos, as embalagens dos enlatados também podem ser muito úteis para outras atividades em acampamentos
Novembro é um dos meses com maior quantidade de feriados. O penúltimo mês do ano já começa com o Dia de Finados, que, em 2023, será em uma quinta-feira, dia que os chefes mais bondosos permitem que se torne um fim de semana de quatro dias. Duas semanas depois, temos o Dia da Proclamação da República, na quarta-feira (15). E, em alguns locais, a segunda-feira (20), quando se celebra o Dia da Consciência Negra.
Por se tratar do penúltimo mês do ano, é muito comum que os alunos mais aplicados já tenham passado de série na escola, o que permite aos pais proporcionarem alguns passeios diferenciados, como acampamentos. Nesta época do ano, o tempo é bom e firme, com menor risco de perrengue, como frio ou chuva, por exemplo.
E por mais que uma mochila de acampamento seja grande e espaçosa, economizar espaço e peso é fundamental para melhorar a experiência, e um aliado para isso são as latas de aço. Além de alimentos saborosos e nutritivos, os enlatados também podem ser usados para improvisar fogareiros.
Ainda não sabe como os alimentos enlatados e as latas de aço podem te ajudar a ter uma experiência mais positiva ao acampar? A Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) te ensina como preparar e usar um fogareiro feito com latas de aço e uma receita simples que promete facilitar e muito o seu acampamento, confira!
Fogareiro com latas de aço
Materiais necessários:
- Duas latas de aço vazias (uma ligeiramente maior que a outra);
- Uma régua;
- Um marcador permanente;
- Um prego ou furador;
- Algodão ou fibra de vidro;
- Álcool isopropílico ou álcool para queimar.
Modo de preparo:
- Lave e seque bem as duas latas de aço. Certifique-se de que não haja nenhum resíduo de comida ou substâncias tóxicas no interior das latas;
- Use a régua e o marcador permanente para marcar uma linha horizontal cerca de 2,5 a 5 cm abaixo da parte superior da lata menor;
- Em seguida, marque vários pontos espaçados igualmente ao redor da circunferência da lata maior, cerca de 2,5 a 5 cm abaixo da parte superior.
- Use o prego ou furador para perfurar os pontos marcados na lata maior. Esses furos permitirão que o ar flua para dentro da lata e alimente o fogo.
- No centro da base da lata menor, faça um furo pequeno o suficiente para passar um pouco de algodão ou fibra de vidro.
- Coloque um pouco de algodão ou fibra de vidro através do furo na base da lata menor e estenda-o um pouco acima da parte superior. Isso servirá como o material que você acenderá para iniciar o fogo.
- Coloque a lata menor dentro da lata maior, de modo que o material de ignição fique no centro. Certifique-se de que as latas estejam niveladas.
- Encha a lata menor com álcool isopropílico ou álcool para queimar. Certifique-se de não encher demais, apenas o suficiente para cobrir o material de ignição
- Acenda o material de ignição com um isqueiro ou fósforos. O álcool na lata menor queimará, criando uma chama que passa pelos furos na lata maior. Essa chama é o seu fogareiro improvisado.
Atenção: fogareiros caseiros possuem limitações de segurança e podem ser menos eficientes do que os fogareiros projetados para uso em acampamentos. Por isso, é necessário um cuidado especial ao usá-los. Evite estar próximo de folhas secas e materiais inflamáveis. Nunca use o fogareiro caseiro em local fechado, mantenha água e, se possível, um extintor de incêndio por perto.