Peixe: benefícios ao incluir na alimentação do dia a dia

Os peixes são ótimas opções de proteínas e nutrientes, essenciais para a saúde do corpo

Peixe: benefícios ao incluir na alimentação do dia a dia
Foto: Pixabay

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, indica, em especial, o Filé Saint Peter por ter um teor calórico menor em relação aos outros

O peixe é uma excelente fonte de proteínas, nutrientes e minerais, indispensáveis para a saúde do corpo. A carne branca é encontrada na mesa de milhões de brasileiros e faz parte da rotina de quem procura uma alimentação equilibrada. Pensando nisso, Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, listou abaixo alguns dos seus principais benefícios.

Ômega-3: relacionado à nossa saúde do cérebro, do sistema cardiovascular e tem uma importante ação antioxidante e anti-inflamatória no nosso organismo.
Proteínas: são importantes para formação de todas as nossas células e tecidos corporais.
Fósforo: importante para a saúde óssea, muscular e equilíbrio de eletrólitos no nosso sangue.
Vitaminas A e E: presentes principalmente nos peixes com teor de gordura mais alto, como salmão e atum; têm ação antioxidante e atuam diretamente no reforço do nosso sistema imunológico.

Para quem quer uma boa opção de peixe magro, o Filé Saint Peter se encaixa no cardápio. “Essa variedade é muito conhecida e possui uma boa proporção de proteína por caloria consumida, além dos nutrientes que os peixes possuem”, explica Renata. Dessa forma, é uma alternativa para estratégias nutricionais que focam na redução da ingestão de calorias.

Os peixes podem ser consumidos todos os dias, por serem boas fontes de proteínas, como qualquer carne. O Saint Peter ainda é de fácil preparo e tem uma boa aceitação por parte das pessoas, por conta de seu sabor mais suave. Sendo assim, a nutricionista indica consumir na rotina frequentemente: “recomendo, pelo menos, de 2 a 3 vezes na semana”.

Porém, nem todos os tipos de peixe são magros. O salmão e o atum, por exemplo, têm um teor calórico relativamente alto. “Essa caloria vem do teor de gordura mais alto, lembrando que são gorduras boas, essenciais à nossa saúde”, explica.

Assado, grelhado ou cozido. Na forma de preparo, o ideal é variar nas opções, sempre levando em conta uma dieta saudável. “Muitas pessoas acabam consumindo os peixes apenas fritos, o que não é recomendado. É interessante variar o preparo, tanto para não aumentar o consumo calórico, quanto para evitar o consumo de óleos vegetais utilizados nas preparações fritas”, completa.

Você pode gostar...