Conheça curiosidades sobre um dos alimentos mais importantes para a humanidade
Conheça algumas curiosidades sobre o arroz:
O grão é originário do Japão, onde é cultivado há milênios. Acredita-se que seu cultivo tenha mais de sete mil anos.
Os cinco maiores produtores mundiais de arroz são, por ordem: China, Índia, Indonésia, Bangladesh e Vietnã.
O maior produtor brasileiro de arroz é o estado do Rio Grande do Sul. As cidades com maior participação na produção nacional são Uruguaiana, Alegrete, Itaqui, Dom Pedrito e Santa Vitória do Palmar.
O hábito de jogar arroz nos noivos foi importado da China. É considerado um símbolo de fartura pelos chineses. A tradição se arraigou e, com o tempo, acabou se espalhando pelo mundo.
Qual o melhor tipo de arroz? São os integrais, que contêm maior quantidade de sais minerais, vitaminas e fibras (excelentes para o funcionamento do intestino).
Existem mais de 140 mil variedades de arroz. O preferido dos brasileiros é o arroz do tipo agulhinha, que é muito solto. Os japoneses, por sua vez, preferem o gohan, um arroz mais pastoso e grudento.
O arroz é um alimento naturalmente sem glúten.
Alguns tipos de arrozes, como o preto e o vermelho, são considerados superalimentos devido ao alto poder nutricional, rico em proteínas, vitaminas e minerais, como o ferro.
O arroz forma com o feijão a dupla perfeita em termos nutricionais, pois ambos se complementam em vitaminas e propriedades, auxiliando no controle do colesterol e do índice glicêmico.