Quatro motivos para equilibrar atividades físicas e alimentação saudável
Por Arlindo Curzi * Verde Campo
Ter uma vida mais saudável é o objetivo da grande maioria das pessoas, mas nem sempre a correria do dia a dia permite que elas possam adotar hábitos saudáveis ou encaixar um horário de atividades físicas na agenda diária tampouco é missão mais simples. Entretanto, uma das lições que a pandemia de covid-19 mostrou a todos é a importância que uma vida balanceada pode proporcionar. Para isso, é eficiente combinar a alimentação saudável com a prática de atividades físicas. Veja quatro motivos para adotar esses novos hábitos o quanto antes em sua vida:
1 – Mais rendimento nos treinos
Fazer atividades físicas, como caminhar e correr, é muito mais do que colocar roupas apropriadas, tênis e sair pelas ruas de seu bairro. Sem o consumo de alimentos saudáveis, a pessoa terá maior dificuldade nos exercícios necessários, demonstrando maior cansaço do que o normal. Para que a prática alcance os resultados esperados, é necessário mudar os hábitos alimentares, trocando gorduras e açúcares por proteínas, fibras e uma quantidade adequada de carboidratos. Isso ajuda a fortalecer os músculos e diminuir a quantidade de gordura corporal.
2 – Melhor condicionamento para tarefas
Combinar alimentação adequada com atividades físicas potencializa não apenas os treinamentos, mas as próprias tarefas rotineiras que as pessoas estão habituadas a fazer. Há diversos estudos científicos que mostram que essa combinação melhora a capacidade de cognição e agilidade em atividades consideradas normais, como a execução do trabalho e caminhar. A lógica é simples: a partir do momento em que o corpo humano consome mais nutrientes para seu pleno funcionamento e realiza atividades que melhoram a capacidade aeróbica e muscular, naturalmente se adaptará melhor a tudo o que fizer.
3 – Consciência corporal
Já ouviu falar em consciência corporal? Esse conceito é vital para quem deseja ter uma vida mais saudável. De forma geral, é possível compreendê-la como a capacidade de reconhecer os limites e as habilidades de nosso próprio corpo. Ou seja, quais atividades ele consegue fazer sem afetar a musculatura, quais é possível desenvolver e até quais alimentos o metabolismo consegue digerir melhor e aproveitar mais nutrientes. Ao combinar boa alimentação com prática esportiva, a pessoa começa a testar seu próprio organismo, identificando aquilo que lhe faz bem e o que precisa evitar para ter mais bem-estar.
4 – Aumento da imunidade
Também não é segredo para ninguém que a prática de atividades físicas e o consumo de alimentos mais saudáveis têm relação direta com a prevenção de doenças. Isso ocorre porque esses hábitos aumentam a imunidade e a resistência do organismo, fortalecendo-o contra possíveis problemas. Os alimentos, por exemplo, fornecem nutrientes que fortalecem os anticorpos e diminuem a taxa de gordura no sangue. Já a prática esportiva fortalece os músculos, como os do coração, mantém a pressão arterial e reduz os riscos de AVC.