A utilização da mandioca para uma alimentação saudável
Também conhecida como macaxeira e aipim, ela é um ingrediente versátil no plantio e na culinária
A mandioca é um tubérculo de origem brasileira e possui diversas variedades. Quando o seu teor de ácido cianídrico é alto, ela é considerada venenosa. Porém, também existe a do tipo mansa, que está pronta para o consumo e traz diversos benefícios para a saúde. Essa pode ser consumida de forma cozida ou assada. Além disso, é usada na produção de outros alimentos.
Por ser rica em fibras e carboidratos, essa comida ajuda no controle dos níveis de glicemia e colesterol, melhora a digestão, evita casos de prisão de ventre, gastrite ou câncer intestinal e é ótima para a saúde cardiovascular. Elza Ferreira, professora do curso de Gastronomia do UNINASSAU — Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, dá exemplos de como inserir a mandioca na alimentação.
“A mandioca é vendida na sua forma in natura, como farinha ou tapioca. Quando cozida, é um ótimo acompanhamento em pratos com carnes e saladas e pode ser utilizada no preparo de sopas, pães, bolos e purês. Já a assada é uma opção de aperitivo. Ela nunca deve ser consumida crua, pois pode causar intoxicação”, explica a gastrônoma.
Algumas receitas saudáveis que têm o tubérculo como ingrediente principal são o bolo e o purê de mandioca. “O bolo é feito com ovos, açúcar, manteiga, leite de coco e mandioca crua ralada. Nesse caso, como vai ao forno, não há chances de intoxicação. No caso do purê, só é preciso ter a mandioca, manteiga, o leite e sal. Ambas são de fácil preparo e ótimas para substituir pratos mais calóricos”, finaliza.