Três dicas para manter uma boa nutrição em sua equipe e aumentar a produtividade no trabalho

Três dicas para manter uma boa nutrição em sua equipe e aumentar a produtividade no trabalho
Foto: Nutrium

Excessos de alimentos podem influenciar diretamente o seu desempenho profissional e mental,

A maioria das pessoas gasta cerca de 8 horas no trabalho, durante as quais costumam cometer grande parte de seus erros alimentares. Quem não se delicia com uma barra de chocolate ou bolo às vezes? Quem não toma muito café e come uns salgadinhos à tarde?

Esses excessos podem influenciar diretamente o seu desempenho profissional e mental, já que comer muitos doces pode causar nervosismo e irritação e tomar muito café pode causar desidratação, o que leva a dores de cabeça.. Por outro lado, uma boa alimentação corporativa pode ajudar os funcionários a manter seus níveis de energia, evitar dores de cabeça e controlar o estresse.

As empresas em todos os lugares estão sempre procurando novas maneiras de atrair e reter talentos, bem como manter seus funcionários satisfeitos. Mas, às vezes, o básico é esquecido e não recebe a devida importância. A nutrição é um tema que pode não ser imediatamente associado às empresas. Mas pode impactar muito no bem-estar dos colaboradores, assim como nos resultados de uma empresa. A nutrição é a base da saúde e do bem-estar de todos. Ter bons hábitos alimentares é essencial para manter um peso saudável, bons níveis de energia e uma saúde mental equilibrada. A Organização Mundial da Saúde (OMS) defende que uma boa alimentação é vital para uma boa saúde e um sistema imunológico forte.

A alimentação não saudável, com alimentos com muito sal, açúcar e gordura saturada, aumenta o risco de baixa produtividade. O consumo de grandes quantidades desses tipos de alimentos pode diminuir drasticamente a eficiência e a motivação de um funcionário. Pesquisas mostram que maus hábitos alimentares podem afetar a produtividade de uma equipe em até 20% . Por outro lado, as doenças crônicas aumentam o absenteísmo e os custos com saúde. Claro que hábitos não são fáceis de mudar, mas as empresas podem ter um papel educativo em seus funcionários. A saúde também começa no trabalho, e às vezes bastam pequenas ações.

Lanches saudáveis prontos para pegar

Todos nós sabemos que trabalhar de estômago vazio é uma missão impossível! E quando bate a fome, fast food – ou de máquinas de venda automática – é a primeira escolha para os funcionários que não querem perder seu tempo de trabalho . Então, por que não oferecer lanches saudáveis que estão à “mesa de distância” ? Nozes, frutas, grãos de bico torrado ou mesmo chocolate amargo são boas opções para aumentar a energia e a felicidade de seu funcionário.

Grupos de compartilhamento de receitas

Esta iniciativa pode ser um “dois em um”. Torne sua equipe mais saudável e fortaleça os laços entre os colaboradores. Use os canais da sua empresa – Slack, Whatsapp, MS Teams – para promover o compartilhamento de receitas. Você pode ser o moderador e dar pontos extras para receitas saudáveis e nutritivas.

Programas corporativos de nutrição

Ao investir em um programa de nutrição corporativa, as empresas podem ter funcionários mais saudáveis, felizes e produtivos. Também pode ajudar sua empresa a reter mais força de trabalho e se tornar mais atraente para novos talentos. Um programa de nutrição corporativa é uma ótima maneira de melhorar a saúde geral dos funcionários. Pode ajudar a orientá-los e incentivá-los a adotar novos hábitos alimentares mais saudáveis.

Existem diferentes tipos de programas que oferecem nutrição para empresas. Ainda assim, os mais completos costumam incluir diferentes esferas , que se complementam para alcançar os melhores resultados. As consultas de nutrição com nutricionistas geralmente são um dos pilares de um programa de nutrição. Esses profissionais podem ter diferentes áreas de atuação , o que os torna ideais para lidar com os mais diversos problemas, desde a perda de peso até pacientes com doenças como diabetes, colesterol alto ou osteoporose . Mas as consultas de nutrição não são apenas para pessoas com doenças ou excesso de peso: todos podem se beneficiar delas.

Você pode gostar...